Um mês após o lançamento oficial na Casa M da Bienal do Mercosul, o documentário Inventovoceinventa, com a direção de Daniela Pinheiro e a produção de Kinguio, será lançado em Pelotas no próximo dia 22 de dezembro.
Este documentário é um registro poético-visual com a maioria das cenas gravadas em 2009, quando Ricardo Basbaum fez a sua residência artística na cidade de Pelotas, junto ao projeto pedagógico Programa de Residências – Artistas em Disponibilidade, da Bienal do Mercosul.
Ricardo Basbaum é um artista reconhecido mundialmente pelo projeto NBP – Novas Bases para a personalidade, na proposta você gostaria de participar de uma experiência artística?, em que envia o objeto NBP para que interessados façam as suas intervenções poéticas. Este objeto tem percorrido diversos países, como Bélgica, Portugal, Alemanha, entre outros.
O projeto já possibilitou as mais variadas vivências, e o documentário inventovoceinventa registra parte desta multiplicidade, ao tratar sobre a circulação do objeto NBP em Pelotas. Com depoimentos do artista sobre o projeto, além do relato de vários nomes ligados à produção e ao ensino de arte da cidade, o documentário enfatiza o potencial criativo e pedagógico que a circulação deste objeto tem promovido nas pessoas, individual e coletivamente.
Na noite do lançamento, 22 de dezembro, a partir das 21h, haverá também um pocket show com Ian Ramil e Alex Vaz, e a mostra fotográfica “NBP – experiências estéticas em movimento”, com o registro de experiências de artistas pelotenses com o objeto NBP, sob a produção de Iriri.
Serviço:
Lançamento do documentário Inventovoceinventa, de Daniela Pinheiro.
Com mostra fotográfica e pocket show de Ian Ramil e Alex Vaz.
A partir das 21h, na Casa Verde – R. Álvaro Chaves, 150 (esquina R. Uruguai).
Mais informações através do email: iririproducao@gmail.com
Ficha Técnica do documentário:
Direção e Produção: Daniela Pinheiro
Assistência de Direção: Fabrício Tavares
Montagem: Patrícia Camelatto e Daniela Pinheiro
Direção de Fotografia: Felipe Campal e Daniela Pinheiro
Entrevistas: Fabrício Tavares
Pesquisa: Fabrício Tavares, Daniela Pinheiro e Patrícia Camelatto
Foto Still: Cíntia Langie
Finalização de áudio: Wanderson Cruz
Trilha Sonora Original: O Zé e Tatu – José Menna e Tato Ribeiro
Projeto Gráfico: Kika Simone
Produção: Kinguio – SP
Produção do lançamento em Pelotas: Iriri
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.