Cavalgada da Costa Doce chega a Camaquã


Foto: Mayara Farias

Na terça-feira, 17, os cavalarianos da 13ª Cavalgada da Costa Doce chegaram em Camaquã, vindos da cidade de Arambaré. Na ocasião, a Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu uma calorosa recepção na Escola Municipal Mario Centeno Crespo, no Distrito da Pacheca. “Esperamos ansiosos por essa cavalgada, que sempre nos agracia com belas paisagens na companhia de amigos”, salientou Gelson Leandro, integrante do CTG Estancia da Azenha – Porto Alegre. “Aqui, somos todos irmãos”, completa o uruguaio Jorge Irio Rocha Almeida, que participa da cavalgada pela terceira vez.

Os cavalarianos chegaram pela manhã, providenciaram o descanso dos cavalos e montaram o acampamento. “É a primeira coisa que fazemos quando chegamos em um lugar, dar água e comida aos cavalos”, garante Almeida mostrando a bonita parceria entre cavaleiro e montaria. Ao anoitecer, foi servido um delicioso churrasco campeiro aos participantes da cavalgada.

A confraternização contou ainda com a presença de autoridades locais, da comunidade escolar e lideranças culturais e tradicionalistas como o presidente da Associação da Costa Doce e organizador do evento, Carlos Gonçalves. Ele saudou os presentes e agradeceu aos cavalarianos, lembrando na ocasião, das dificuldades dos cavaleiros farroupilhas e da bravura com que enfrentaram as batalhas, emocionando os presentes. O prefeito municipal, Ernesto Molon, prestigiou o evento e agradeceu os cavalarianos por incluírem Camaquã no trajeto: “São pessoas como vocês que mantem acesa a chama do tradicionalismo”, destacou.

A 13ª Cavalgada da Costa Doce está acontecendo desde o dia 12 de janeiro, e o evento se estende até o dia 22. A cavalgada passa pelos municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas. O evento tradicional é organizado anualmente pelos Cavaleiros da Costa Doce e o caminho é feito pela costa da Laguna dos Patos até a Praia do Laranjal em Pelotas, totalizado cerca de 300 km. Essa edição da cavalgada conta com a participação de 80 pessoas. Acesse o endereço e acompanhe a Cavalgada: cavaleirosdacostadoce.com.br.

Foto: Mayara Farias