No dia 01 de fevereiro a partir das 19h inicia a celebração de uma das maiores festas religiosas do Brasil, a festa de Iemanjá. Há dois anos Jaguarão oficializou a Festa da Mãe Iemajá, através de um processo de reconhecimento desta manifestação religiosa.”Esta é uma ação de reconhecimento de identidade cultural. Estamos construindo junto às casas de religião e apoiando da mesma forma que apoiamos a Festa da Nossa Senhora dos Navegantes”, diz o Coordenador de Promoção Cultural,Rodrigo Machado. Durante o ano foram realizadas reuniões com as lideranças religiosas de matriz africana e o I Encontro Municipal de Casas de Religião. Neste ano serão cerca de 12 casas de religião da cidade e participação de alguns centros umbandistas do Uruguai reunidas para celebrar a orixá.
A procissão inicia pelas águas do rio Jaguarão, logo após segue à concentração nas ruas Barbosa Neto esquina Av. 27 de janeiro.Às 21h está previsto o início da procissão terrestre que recorrerá a avenida principal da cidade até o cais do Porto. A celebração promete salientar a união entre os centros. “Por escolha deles, este ano, a imagem de Iemanjá será carregada por representantes dos centros, e não mais pelo caminhão dos bombeiros. Isto será para representar a união de todos para a realização desta Festa”, finaliza Rodrigo.
Fonte: http://secultjaguarao.blogspot.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.