O 2012, ano em que se comemora o centenário dos Contos gauchescos, começa com excelentes notícias para os apreciadores da obra de João Simões Lopes Neto. Uma delas foi o Tombamento da casa onde o escritor pelotense morou e atualmente funciona o Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), no final da semana passada. A outra diz respeito à publicação de duas obras inéditas do escritor pelotense: Artinha de leitura e Terra gaúcha. Obras que devem chegar ao público ainda este ano.
O projeto é capitaneado pelo professor, escritor e pesquisador Luís Augusto Fischer, em parceria com o promotor público aposentado, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e simoniano, Fausto Domingues, e o advogado, biógrafo e pesquisador da vida e obra de Lopes Neto, Carlos Francisco Sica Diniz. As duas obras devem ser publicadas a mesmo tempo, em volumes distintos mas num mesmo projeto.
Leia a matéria completa na edição impressa do Diário Popular desta terça-feira (31).
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.