Com o intento de relembrar e reconhecer o valor histórico do Dia Internacional da Mulher, o Grupo de Discussões para Assuntos Femininos do RS, promove o Festival da Cultura Feminina, com a proposta de criar um espaço para a troca de saberes, intercâmbio cultural e fomento da reflexão sobre as relações de gênero, de forma a desconstruir com os determinismos sociais que caracterizam, e ao mesmo tempo oprimem a figura feminina.
Neste evento serão apresentados diversos trabalhos realizados por várias mulheres e coletivo de mulheres da cidade de Pelotas, como artesanato, música, gastronomia, confecção de roupas, artes, reciclagem e produção teórica. Buscaremos
também discutir e refletir sobre a constante luta por melhorias nas condições de trabalho, resgatando a história do dia 8 de março, mais conhecido como o “Dia Internacional da Mulher”, um dos momentos da história da humanidade em que a tirania do Estado exponencia ao máximo sua autoridade e violência sobre as mulheres operárias do século XIX, em virtude de suas lutas em movimentos grevistas, que buscavam uma forma de trabalho digna.
Ainda neste contexto, relembraremos a luta de mulheres como Maria Lacerda de Moura, Emma Goldman, Louise Michel, assim também como lembraremos das lutas de várias mulheres que, hoje, combatem a desigualdade social, cultural, bem como o dualismo de gênero.
Programação:
10/03 – REAGE!! – Festival da Cultura Feminina. Galpão Satolep.
Antecipados a R$ 8,00 na Cachorro e cia (Tiradentes, 1883). Vodka com energetico liberado das 23 as 24 hs, ou enquanto durar o estoque.
Bandas:
She Hoos Go (Punk/HC/Riot grrrl – Pelotas)
Sapamá (crustdykequeercore – Porto Alegre)
Trail of Sins (Dark Metal – Pelotas)
Pondera (Hard Rock – Porto Alegre) – Galpão Satolep, Pelotas/
11/03 – REAGE – Feira Cultural, Grupo de discussões e Oficinas, rua Conde Porto Alegre, entre as ruas Alberto Rosa e Álvaro Chaves e no Café Monjolo.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.