Centro Cultural Adail Bento Costa reabre para exposições


Foto: Janine Tomberg

As atividades culturais mantidas pela Secult retomam seu ritmo normal a partir deste mês de março. A exemplo do Theatro Sete de Abril, que inicia, no próximo dia 19, as edições do projeto Sete ao Entardecer, o calendário de mostras já começou nas Salas de Exposições mantidas pela Secretaria, tanto para aquelas situadas no Centro Cultural Adail Bento Costa (Inah Costa e Antônio Caringi), quanto para a Sala Frederico Trebbi, que recebe desde o início deste mês a mostra intitulada “Ponte do Guaíba”.

Segundo o superintendente de Artes Visuais do órgão, Samuel Sacramento, 2012 já teve início com intenso movimento nas três salas, que primam pela qualidade dos trabalhos ali expostos. As obras expostas no Centro Cultural Adail Bento Costa podem ser apreciadas sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Já às expostas na Sala Frederico Trebbi das 8h às 14h.

“Olhares Através do Tempo IV” é a mostra que ocupa as salas Antônio Caringi e Adail Bento Costa e que tem período de visitação previsto para ocorrer até o dia 30 deste mês. A exposição é composta por nove artistas que atuaram ou que ainda atuam no município, contribuindo, dessa maneira, para o desenvolvimento artístico e cultural das artes visuais em Pelotas e no Rio Grande do Sul. Na Sala Antônio Caringi estão expostas as fotografias em preto e branco da artista Liane Neves e as pinturas em azulejo da artista plástica Celey. Na Sala Inah Costa, a comunidade poderá apreciar os trabalhos em pintura dos artistas plásticos Cesar Brito, Débora Mirenda, Sonja Freitas, Delfina Reis e Ewando Told, além do desenho digital de Inês Rosenthal e as xilogravuras de Heloísa Diana.

Na Sala de Exposições Frederico Trebbi, localizada no hall do Paço Municipal, permanece aberta ao público a mostra intitulada “Ponte do Guaíba”. A exposição tem caráter itinerante e já visitou diversos municípios, como é o caso de Porto Alegre, Tapes, Guaíba, Camaquã, Santo Ângelo, Santa Maria, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres, devendo deslocar-se a seguir para os municípios de Rio Grande e Jaguarão. A mostra é composta de painéis, vídeos, modelo interativo realizado pelo Atelier de Brinquedos Científicos e Educativos e a escultura feita pela artista plástica Ana Aita, que participou do Cow Parade de Porto Alegre, em 2010.

Foto: Janine Tomberg

 

Redator: Sandra Lima
Fonte: pelotas.com.br