Organic Groove no 3º Festival Manuel Padeiro


O percussionista Davi Batuka traz ao palco do Theatro Guarany na noite de abertura do Festival Manuel Padeiro o trabalho intitulado Organic Groove, cuja proposta é a mistura de elementos e instrumentos orgânicos de origem árabe, africana e brasileira, como balafon, didgeriddo e tambores; juntamente com beats e sons da natureza, fundindo ritmos, sons e estilos musicais. O desafio é o de mesclar elementos, buscando a essência dos grooves, misturados com instrumentos orgânicos criando as sonoridades, desde o didgeriddo australiano até a cuíca brasileira – é a busca pelo som. O show e o som bebem em fontes como Naná Vasconcelos, Ramiro Mussoto, Hermeto Pascoal, Salif Keïta, Richard Bona e Xavier Rudd.

No palco, grooves’n beats funcionam como uma espinha dorsal, onde vão sendo misturados os instrumentos de percussão ao vivo, com a presença de Gábi Mesquita, Dione Silveira e Dhyan Diano, numa fusão rítmica conceitual e dançante.Na concepção do show, o percussionista resgatou em composições e trilhas autorais os elementos para a mistura.A proposta é um trabalho interativo de multiplicidades sonoras, com a percussão sendo inserida ao vivo.

Davi Batuka cedo agregou a música à sua vida, e dela faz seu trabalho, acompanhando diversos músicos e artistas. Instrumentista, com variadas influências, dedica-se à pesquisa de instrumentos exóticos, sempre em busca de novos sons, trilhas e ritmos. Produtor fonográfico, atua na produção cinematográfica, contribuindo com captação de som direto, gravação ao vivo e na composição de trilhas sonoras.

Foto: Hélio Machado de Oliveira