Foi assinado, ontem pela manhã (17/04), o convênio firmado entre o Instituto João Simões Lopes Neto e a Bibliotheca Pública Pelotense, que auxiliará no andamento do projeto de Catalogação e Digitalização do acervo do Instituto.
O projeto foi contemplado na Consulta Popular no ano de 2010, teve recentemente a liberação de sua verba. A catalogação e organização dos exemplares já vem sendo realizada por estudantes do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenada por Daniel Barbier, funcionário da BPP. O objetivo do trabalho desenvolvido é montar na biblioteca do Instituto um arquivo contendo fotografias e documentos e uma seção com as obras raras a fim de conservação, além de organizar a biblioteca para que a digitalização possa ser feita sob responsabilidade do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.
Segundo Daniel, o convênio e o projeto de digitalização são importantes, pois no momento em que é preservada a biblioteca de Simões Lopes, é preservada a memória da cidade.
Estiveram presentes a Diretora Presidente da Bibliotheca Pública Pelotense, Lisarb Crespo da Costa, o Presidente do Instituto João Simões Lopes Neto, Antonio Carlos Mazza Leite e José Luis Marasco Cavalheiro Leite, Primeiro Secretário da Diretoria Executiva do Instituto.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.