No dia 05 de maio, a Praça Coronel Pedro Osório sediará a primeira edição do Dia de Calcutá. Promovido pelo Banco Madre Tereza de Calcutá, o evento tem como o principal objetivo mostrar o rosto de quem auxilia o Banco, e além do mais conscientizar a sociedade em ter Calcutá em seus corações.
Com o slogan ‘Calcutá é Aqui’, o projeto propõe um dia repleto de atividades e programação cultural, incluindo dança, teatro, música, moda entre outras manifestações artísticas. O largo da praça abrigará atividades como espaço recreativo, bazar e oficinas de arte. Além disso, será possível efetuar doações ao BMTC , dividido em Banco de Alimentos, Leite, Remédios e Empregos.
“Somos comprometidos em mudar a sociedade. Calcutá é em nossas corações” afirmou a idealizadora do projeto e coordenadora do Banco Madre Tereza de Calcutá Maria Eulalie Fernandes.
Marcado para acontecer entre 11h e 18h do sábado, 05 de maio do ano corrente, essa será apenas a primeira edição do Dia de Calcutá que pretende voltar em anos seguintes.
O Banco Madre Tereza de Calcutá existe desde 2003 e hoje graças a ajuda de parceiros e de pessoas comprometidas com a instituição auxilia mensalmente mais de mil famílias.
Assessoria de Imprensa – Eduardo de Assumpção
uiprodutora@gmail.com
Palco Principal
Atividade Solene.
Apresentação do Hino de Calcutá.
Mateada com a distribuição de erva mate.
Apresentação de Músico Tradicionalista.
Banda do Exército.
Bandas de Escola Municipais e Particulares.
Grupos de Dança.
Desfile com o trabalho de alunos de Design de Moda.
Show com intérprete feminina.
Projeção de Vídeos produzidos por acadêmicos.
Show com Banda Local.
Teatro Infantil
Apresentação de HairStylist’s.
O Auto à Madre Tereza de Calcutá.
Atividades Paralelas
Espaço Recreativo, Bazar, Espaço Wanguardinha, Intervenções de Arte, Circenses, Praça de Alimentação, Estandes, Lançamento do Mascote do Banco de Remédios, entre outras.
BANCO MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
O Banco Madre Tereza de Calcutá foi fundado em 06 de julho de 2003, surgindo da união da diocese de Pelotas com o mutirão para superação da fome e miséria. Madre Tereza dá nome à entidade, pois é um símbolo de solidariedade. Sua fé e caridade são exemplos que inspiram a luta contra a pobreza e a miséria. Tal exemplo ainda é seguido por muitas pessoas, como é o caso da fundadora e coordenadora do Banco Maria Eulalie Fernandes.
O trabalho do Banco de Alimentos é organizar a coleta e distribuição de alimentos na cidade de Pelotas. Um elemento fundamental para que sua proposta educativa e de capacitação funcione é a exigência que para continuar recebendo o benefício às famílias cadastradas participem dos cursos e das atividades oferecidas.
A coordenação é auxiliada por dois conselhos: o conselho solidário integrado por um representante de cada classe ou grupo participante, e o conselho de partilha integrado por um representante de cada paróquia associada.
Ajudando milhares de famílias carentes e suprindo as necessidades de muitos a partir de 2007 o Banco Madre Tereza, passou também a auxiliar crianças portadoras de intolerância a lactose. Com o apoio do Dr Simon Halpern o Banco de Leite foi fundando e desde então mais de mil famílias passaram a ser atendidas. A gratificação atendeu significativamente a cidade de Pelotas e a desnutrição de crianças que não toleram lactose foi reduzida de maneira muito significativa.
Além das ações de mobilização da sociedade e arrecadação e distribuição de alimentos, o Banco também realiza diversas atividades capacitadoras para o mercado de trabalho, através do Banco de Empregos. Cursos e oficinas são oferecidos além de programações de lazer, proporcionando maior capacidade de trabalho e integração social.
O Banco de Remédios Madre Tereza de Calcutá cujo slogan é “Não demore, precisamos muito de ti” visa realizar a capacitação de medicamentos. Além de promover campanhas educacionais, para estocar remédios s e fazer doações a pessoas carentes, o banco conscientiza a população que manter medicamentos em casa pode ser perigoso.
O Banco Madre Tereza de Calcutá é uma fundação sem fins lucrativos que visa promover o bem ao próximo, trabalhando por um futuro melhor com maior qualidade de vida e trabalho para todos.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.