Lançamento do Palavreio com participação especial de André Mehmari (piano), 26 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro), na série Gauchada Sul Generis. Ingressos no local: R$ 6,00 (inteira).
O premiado Cd-livro “Palavreio”
Considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa de Porto Alegre, Palavreio é um cd gravado de um livro e apresenta canção impregnada de literatura. A obra caracteriza-se como um tratado autoral em três partes sobre canção brasileira: Palavra de Papel (poemas), Palavra Dita (poemas recitados) e Canção, onde realiza o percurso da palavra falada à palavra cantada. Palavreio tem a produção musical de Pedrinho Figueiredo, integrante do quarteto de Renato Borghetti há 20 anos, e ilustrações de Jorge Herrmann, músico e artista plástico de prestígio na capital gaúcha. O disco conta com diversas participações especiais, como Hique Gomez (Tangos e Tragédias), Luciano Maia (Quartcheto) e Ernesto Fagundes (Os Fagundes), além de trazer a sonoridade de mais de 20 músicos do primeiro time do cenário gaúcho.
Dialogando com poetas, escritores e compositores como Luís de Camões, João Simões Lopes Neto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Noel Rosa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vitor Ramil, entreoutros, Leandro Maia depura o conceito de antropofagia e tropicalismo, misturando formas eruditas e populares. Em suas canções aparecem citações de Villa-Lobos, Lennon e Mcartney, Richard Wagner, J.S. Bach, Kurt Cobain, além de literatura de cordel, haikai e poesia concreta. Esta pluralidade de manifestações culturais – que ocorre de forma orgânica e bem articulada – condiz com o próprio fenômeno da canção brasileira: híbrida e bela, mestiça e única, sofisticada e simples. Este trabalho também rendeu a Leandro Maia o Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação.
Leandro Maia (voz, violão e composições)
Pedrinho Figueiredo (flauta, sax e direção musical)
Andréa Cavalheiro (voz)
Marcelo Delacroix (voz)
Miguel Tejera (baixo)
Marcelo Corsetti (guitarras)
Mimmo Ferreira (percussão)
Luke Faro (bateria)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.