Palestra com professor Gilnei Oleiro no Instituto João Simões Lopes Neto


Nesta quinta dia (28), o Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) receberá o professor e pesquisador, Gilnei Oleiro Corrêa e que palestrará sobre o conto “No Manantial”. O evento faz parte do Ciclo de palestras que vem acontecendo este ano em celebração ao centenário dos Contos Gauchescos.

Gilnei Oleiro possui formação em Direito e em Letras. Atualmente, é Professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Legislação Ambiental no Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelota, onde participa de vários projetos. Desenvolve pesquisa na área de Literatura Brasileira e Análise de Discurso, com ênfase na “Estética do Frio”, de Vitor Ramil. Tem publicações nas áreas de conto, poesia e ensaio. Dentre suas principais publicações destacam-se “Quatro por Quatro” (2005), “Paralipoemas” (2009) e “Redes de gelo articulando-se com o vento das esquinas esfiapadas iluminada pela luz pequena dos postes emoldurados de sereno” (2009). Tem acompanhado o IJSLN desde a sua criação.

Projeto de Cartografia Geopoética Simoniana

Para palestra, que trata de uma dos ‘Contos Gauchescos’ mais épicos, Gilnei Oleiro enfocará no seu Projeto de Cartografia Geopoética Simoniana. O Projeto pretende lançar outro, talvez inédito, olhar sobre a obra do escritor João Simões Lopes Neto e destaca a transdisciplina denominada Geografia Poética. Desta forma pretende-se investigar a relação que Simões tem com a natureza e o significado disso pra o gaúcho.

O evento ocorre no auditório do Instituo (Rua D Pedro II, 810 ), a partir das 19 horas, a entrada é franca.