Na noite da última quinta-feira (26) às 19 horas, o auditório Carlos Reverbel do Instituto João Simões Lopes Neto foi palco de mais um encontro em celebração ao centenário de Contos Gauchescos. Na ocasião, a professora Cláudia Lorena da Fonseca ministrou a palestra intitulada “Da complexidade do riso no universo dos Contos Gauchescos: uma leitura de Deve um queijo!…”.
Antônio Carlos Mazza Leite, presidente do Instituto, abriu o evento fazendo a apresentação da palestrante. Cláudia é graduada em Letras e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente atua como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A palestra
Entre os 19 contos presentes na obra de Simões Lopes que foi publicada há cem anos, as temáticas mais recorrentes são o trágico e o passional. Alguns contos, no entanto, “transitam no cômico” conforme declarou a palestrante. O tema do encontro, o conto ‘Deve um queijo!…’ é um desses exemplos.
Cláudia defendeu importância desses contos dentro do contexto dos Contos Gauchescos, explicando que Simões Lopes, além estar fazendo a “atualização do conto popular”, estaria também humanizando o personagem Blau Nunes, que ao longo da obra narra diversas passagens de sua vida, inclusive as cômicas.
Após sua fala, Cláudia Lorena da Fonseca recebeu comentários elogiosos de dois ilustres simoneanos, Luís Artur Borges e Mario Mattos, que salientaram principalmente os aspectos originais no que foi apresentado.
Próxima Palestra
A próxima palestra do clico está programada para o dia 16 de agosto com professor e escritor Luís Augusto Fischer, o conto a ser abordado neste encontro será: “O Negro Bonifácio”.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.