Teatro de rua é destaque no Festival de Inverno de Pelotas


Foto: Divulgação DP
Foto: Divulgação DP

No sábado (04/08/2012) e no domingo o 1º Festival de Inverno de Pelotas levará às ruas da cidade o espetáculo de rua A ida ao teatro do grupo santa-mariense Teatro Universitário Independente (TUI). Em cena, os atores Cristiano Bittencourt e Marcele Nascimento, no estilo clown, questionam o público sobre os motivos que levam as pessoas a não irem ao teatro. As encenações ocorrerão no sábado às 11h, no calçadão da Andrade Neves, e no domingo às 17h, na avenida Bento Gonçalves.

A ida ao Teatro é inspirado no texto homônimo de Karl Valentin. Na história, dois moradores sem-teto conseguem ingressos para uma peça de teatro. Apropriando-se da linguagem clownesca e da dinamicidade do teatro de rua, o TUI enlouquece os espectadores a partir de um conflito aparentemente simples: ir ao teatro.

Com a montagem, o Grupo TUI revela que busca: “suscitar a discussão de um dos paradigmas da arte na atualidade, que também foi proposto pelo autor do texto em sua época: o porquê das pessoas não irem mais aos teatros”. A obra de Valentin é escrita preferencialmente para palhaços, o clown.

O grupo está há três anos em cartaz com este texto, que tem três versões: duas para rua, com dois personagens e uma com pernas de pau e outra para o palco de teatro com três personagens, que é peça na íntegra. Para a atriz Marcele Nascimento, há cinco anos no grupo, o assunto é muito oportuno para os atores. No texto os personagens passam por situações que irão influenciar na escolha de ir ou não ao teatro.

Serviço 
O quê: espetáculo de rua A ida ao teatro do grupo santa-mariense Teatro Universitário Independente (TUI)
Quando: sábado, às 11h, e domingo, às 17h
Onde: calçadão da Andrade Neves (sábado, 04/08/2012), avenida Bento Gonçalves (domingo)
Serviço I
O quê: espetáculo de rua João Cheroso e João do Céu vendendo cordel do grupo Eureca do Amapá
Quando: domingo, às 16h
Onde: avenida Bento Gonçalves (domingo)