BatuKatucando com Fernando Barba (Barbatuques – SP) Bate-Papo e Oficina em Pelotas!


Na próxima quinta-feira, dia 9 de agosto, Pelotas estará sediando um evento inédito no sul do Estado. Um privilegiado grupo de jovens e adultos estará (re)descobrindo uma forma diferente e ao mesmo tempo tão natural e primitiva de expressão musical: a música corporal! Trata-se de explorar infinitas sonoridades possíveis por meio da percussão de várias partes do corpo, batidas de pé, estalos de dedos, bem como do canto e da percussão vocal.

Promovido pelo BatuKatu Núcleo de Estudos e Vivência em Música Corporal – RS, com o apoio dos grupos Tholl e Percutralha, Núcleo Barbatuques e Universidade Federal de Santa Maria, o evento compreende a realização de duas oficinas antecedidas por um bate-papo com a presença ilustre do fundador e diretor do Barbatuques(SP), Fernando Barboza. Reconhecido mundialmente, “Barba” estará brindando a comunidade pelotense com um trabalho de sensibilização e aprofundamento especialmente dedicado ao fomento de um núcleo de música corporal no Município, escolhido como sede dentre as demais cidades da região.

As vagas são limitadas e dirigidas a jovens e adultos (a partir de 14 anos) e as inscrições estão abertas – diretamente pelo e-mail contato@batukatu.com.br

O único pré-requisito é o interesse nesta modalidade de expressão musical/artística e em participar ativamente em alguma das atividades que serão empreendidas pelo sub-núcleo do BatuKatu a ser inaugurado em Pelotas.

Em função da vantagem possibilitada pela iniciativa do BatuKatu, amparada por um dedicado rol de apoiadores (citados a seguir), o valor da inscrição é promocional e comprova ser esta uma oportunidade única e imperdível para todos os que alguma vez imaginaram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Barbatuques ou ter o privilégio de iniciar-se nesta prática sob a tutela do próprio diretor do grupo.

SOBRE O EVENTO
A iniciativa faz parte do projeto de expansão do BatuKatu que contemplará, nesta primeira fase, apenas três cidades do RS: Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas. Adiantando as comemorações do segundo aniversário do núcleo gaúcho, que será celebrado em outubro deste ano, o projeto preve a realização de oficinas e bate-papos nestas cidades, voltados especialmente para educadores, estudantes e profissionais da música, das artes cênicas e demais artistas, arteterapeutas e todos os interessados em explorar de maneira mais intensiva os recursos da música corporal.

O principal objetivo da oficina é oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer a proposta pedagógica criada por Fernando e desenvolvida no Núcleo Barbatuques, que promove a descoberta e exploração do próprio corpo como instrumento musical, de forma essencialmente prática e coletiva. (Mais informações podem ser encontradas em: www.barbatuques.com.br/br/index.php/oficinas-e-workshops/geral). Ao mesmo tempo, pretende-se capacitar e incentiva-los a manter um trabalho de experimentação continuado, dentro dos grupos que serão criados, e enriquecer suas práticas pessoais/profissionais, aproveitando o conhecimento de forma direta ou indireta. Como fruto da experiência desta oficina e de outras atividades que se pretende realizar em Pelotas, espera-se que educadores, artistas e interessados, possam, a curto ou médio prazo, vir a tornar-se também multiplicadores da música corporal, integrando a vasta rede colaborativa que se estenderá por diversas regiões do Estado e do País.

A realização do bate-papo como complemento às oficinas vem ao encontro de uma demanda que foi observada nas outras vezes em que Barba esteve aqui no Sul: o interesse geral acerca de suas experiências, enquanto músico e diretor do Barbatuques, bem como da história e das atividades do Núcleo. Normalmente, Fernando prefere dedicar o tempo reservado às oficinas para um trabalho quase 100% prático, por isso, pensou-se no bate-papo como uma forma de oportunizar um momento especial para que os participantes possam fazer perguntas e conhecer mais sobre seu método de trabalho, bem como sobre as andanças dos Barbatuques pelo mundo afora. Os bate-papos serão mediados e ilustrados com vídeos, especialmente selecionados por Barba e Elinka Matusiak, coordenadora do BatuKatu. Para um melhor aproveitamento do tempo disponível, o roteiro da conversa poderá definido com antecedência, permitindo que os participantes enviem seus questionamentos e curiosidades por email ou no ato da inscrição.

SOBRE FERNANDO BARBA
Multi-instrumentista, compositor, arte-educador e diretor musical, Barba é o fundador do Barbatuques e desde a adolescência foi motivado pela brincadeira de transformar o corpo em instrumento musical.

Formado em Música Popular pela UNICAMP (1994) e especializado em rítmica, iniciou sua própria pesquisa em percussão corporal e a partir de 1995 começa a ministrar oficinas e a desenvolver a metodologia de ensino que culminou na criação do Barbatuques.

Com o grupo, produziu e lançou dois discos, DVD, realizou workshops e shows pelo Brasil, Europa, USA, América do Sul, África e Ásia. Trabalhou em palco e gravações ao lado de artistas como Bobby McFerrin, Keith Terry, Badi Assad e Camille, entre vários outros. Em 2003, fez a direção musical da peça infanto-juvenil “Marias do Brasil” com trilha sonora de Chico César e com ele produziu o disco da trilha, interpretada pelo Barbatuques e elenco.

Fernando tem se dedicado à direção musical do grupo e do Núcleo Barbatuques, voltado à pesquisa pedagógica da percussão corporal e música orgânica. Atualmente é colaborador do International Body Music Festival, cuja 3ª edição foi realizada em São Paulo em novembro de 2010 sob sua direção.

SOBRE O BATUKATU
Iniciativa inédita no Estado, o Núcleo de Estudos e VIvências em Música Corporal do RS, batizado “BatuKatu”, é um projeto que visa a difundir e oportunizar a pesquisa e a prática desta modalidade de expressão musical por meio de encontros regulares e diversas ações de fomento e formação, tais como vivências, oficinas, seminários, festivais, projetos pedagógicos e de pesquisa. Fruto de uma idéia acalentada durante sete anos pela musicista e educadora Elinka Matusiak, o Núcleo tornou-se realidade em outubro de 2010, graças ao apoio da Escola Técnica Estadual Parobé e de Fernando “Barba”, fundador e diretor do grupo Barbatuques (SP), atual referência mundial no gênero. Desde então, o BatuKatu já promoveu mais de uma centena de encontros de vivência e pesquisa (semanais e eventuais) envolvendo cerca de duzentas pessoas, entre amadores e profissionais de áreas distintas, como artes cênicas (dança, teatro, circo), artes visuais, educação física, psicologia, arteterapia, além da música e da educação musical.

Uma das propostas do núcleo gaúcho é justamente oferecer a qualquer pessoa, de qualquer idade e qualquer disponibilidade física, a oportunidade de experimentar uma nova relação com a música, na qual o corpo e a musicalidade instintiva tem total liberdade para CRIAR e, naturalmente, SER a própria música que se sente/ouve/vê e faz, enfim. Priorizando o espontâneo, o lúdico e a simbiose entre diversas linguagens de expressão corporal, a prática da chamada “música corporal” transcende a reprodução de ritmos ou coreografias e, por meio de dinâmicas de improvisação e composição coletiva, conduz a uma experiência prazerosa e diferenciada a cada encontro.

Maiores informações podem ser obtidas na página oficial do BatuKatu no Facebook (www.facebook.com/batukatu), por e-mail (contato@batukatu.com.br) ou pelos telefones (51)8420.7608 e (51)8281.0004.

SERVIÇO
O quê? Oficina e Bate-papo sobre música corporal, com Fernando Barba (Barbatuques – SP)
Quando? dia 9 de agosto de 2012, quinta-feira – às 9h (turma A) e 19h (turma B)
Onde? Centro de Treinamento Tholl (Rua Garibaldi, 630) Pelotas/RS
Quanto? R$ 60 taxa única de inscrição
Camisetas do BatuKatu poderão ser adquiridas promocionalmente por R$20

PROMOÇÃO
BatuKatu – Núcleo de Estudos e Vivências em Música Corporal do RS

APOIO
Núcleo Barbatuques (Fernando Barba)
Grupo Tholl (João Bachilli/Adriane Silveira)
Banda Tholl (Gustavo Silveira)
Grupo Percutralha (Cristiano Morales)
Jean Presser & Cia Ltda (Leandro Maia)
Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Trem Bão Restaurante

CONTATO
Núcleo BatuKatu (Elinka Matusiak) – 51 8420.7608 (Oi) ou 8281.0004 (Tim)
www.batukatu.com.br
www.facebook.com/batukatu