Mauro Bruschi mistura arte com informática na escola Art Decô em Pelotas


Foto: Jô Folha
Foto: Jô Folha

Desenho, colagem e fotografia juntas ou separadas ganham nova dimensão quando Mauro Bruschi acrescenta a estas e outras técnicas a informática. “A arte não tem esse mito todo”, fala o artista plástico que constrói imagens a partir da desconstrução do ponto de partida. O que pode parecer difícil de entender é acessível de se fazer, segundo Bruschi, e principalmente, fácil de se gostar. Quem quiser conferir é só arrumar um tempinho para apreciar a exposição retrospectiva, que ocorrerá a partir de sexta-feira (31), na escola Art Decô, emPelotas.

Na exposição Bruschi faz um apanhado dos mais recentes trabalhos. Boa parte deles emerge da fusão arte/computador. “O famoso photoshop”, fala o artista. Sim é com este programa, conhecido por acrescentar pontos positivos à imagem de muitos famosos, que Bruschi manipula uma foto ou um desenho para criar uma outra composição.

Na Arte Decô estarão obras pinçadas de outras mostras, como Nômades, de 2009, na qual o artista utilizou a gravura em metal. De Fragmentos de Amsterdam, de 2008, por exemplo, ele traz a manipulação sobre fotografia e a ilustração digital.

Na obra dinâmica de Bruschi o recortar e colar papéis viram um mosaico que, a partir da fotografia digital, entra no computador, é replicado e cria belíssimos fundos para “outras histórias”.  “O mosaico não deixa de ser uma repetição, como a vida da gente.”

Serviço
O quê: exposição retrospectiva de Mauro Bruschi
Quando: a partir de sexta-feira (31/08/2012), às 19h
Onde: na escola Art Decô, rua General Argolo, 718, Pelotas

Oficina Sopro de Artes
O quê: aula experimental gratuita de artes plásticas para crianças
Quando: na quarta-feira (29), das 9h30min às 11h30min e das 14h às 16h
Onde: na escola Art Decô
Informações pelo telefone 3229-2413

Na edição impressa do Diário Popular desta terça-feira (28) você fica sabendo mais sobre a formação artística e a obra de Mauro Bruschi.