Palestra do prof. João Luis Ourique no IJSLN em Pelotas


Hoje à noite, 30, no auditório Carlos Reverbel do Instituto João Simões Lopes Neto, ocorreu o 11º encontro pertencente ao ciclo de palestras em celebração do centenário de Contos Gauchescos. O palestrante da vez foi o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) João Luis Pereira Ourique, que apresentou a palestra intitulada “A desconstrução do mito: saga e sina em Batendo orelha”.

O palestrante da noite utilizou slides em sua apresentação e abordou o conto “Batendo Orelha”. Inicialmente, Ourique interpreta que a narrativa aborda uma realidade que não sustenta as visões positivas e românticas sobre o gaúcho. João Simões Lopes Neto procurou construir, dessa forma, a narração das mazelas dos contemporâneos.

Também analisou e trouxe à reflexão acerca da desumanização do homem e do animal definhando para explicitar os problemas contemporâneos. Além disso, sugere que este conto não é mediado – explicitamente – por Blau Nunes, diferente dos anteriores. Tal análise resultou numa grande salva de palmas ao final do encontro.

O palestrante
João Luis Pereira Ourique possui graduação em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1998), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003 e 2007, respectivamente). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Ensino de Literatura. Dentre os temas recorrentes de discussão e pesquisa estão as relações entre regionalidade e regionalismo, a ideologia, a crítica ao autoritarismo, a formação cultural e a identidade na região do Prata.