Hoje o movimento vegetariano não está apenas nas capas das revistas, em blogs ou nos supermercados, mas habita o sonho de muitos brasileiros que almejam um estilo de vida mais saudável. Evitar carne e optar por uma dieta rica em peixes e laticínios não soa como um absurdo. E que tal tentar viver sem consumir produtos de origem animal? Para quem deseja aprender a preparar pratos da culinária vegana será ministrada uma oficina no domingo, promovido pelas culinarista Anne Farias, a nutricionista Lúcia Badia e a advogada rio-grandina integrante do Grupo de Apoio ao Especismo (GAE), Márcia Chaplin.
Adeptos do vegetarianismo puro, igualmente conhecidos como veganos ou vegans, garantem que, mais do que uma opção alimentar, evitar produtos de origem animal é quase uma filosofia de vida. “Um caminho natural a ser percorrido por vegetarianos ou não. No meu caso, antes de me tornar vegana era ovo-lactovegetariana. Dieta sem carne mas com ovos, leite e laticínios”, afirma a culinarista Anne.
Os vegans não só desprezam a carne como também não adquirem produtos feitos com lã, couro, peles e penas. Também ignoram cosméticos que contenham em suas fórmulas ingredientes de origens animal e que sejam testados nos mesmos. Um vegan legítimo não pesca, não caça, desaprova a utilização de animais nos circos ou zoológicos, rodeios ou touradas.
Mais do que disseminar receitas, o trio de promotoras da oficina de culinária vegana – Anne Farias, Lúcia Badia e Márcia Chaplin – tem interesse em desmistificar essa forma alternativa de alimentação. No curso também será incentivado o cultivo de uma mini- horta já que um dos segredos do sabor da comida vegana está no frescor dos temperos.
Receitas
A oficina ensinará a preparar leites e queijos vegetais em casa, maionese de soja, hambúrguer de lentilha, pratos como croquetes e almôndegas com proteína de soja e mais, bolo de chocolate e cupcakes. Os leites vegetais podem ser feitos de oleaginosas (coco, castanhas, nozes, avelãs), leguminosas (amendoim), sementes (girassol, linhaça, painço, alpiste), grãos (milho verde cozido, arroz) e também de cereais (aveia, trigo sarraceno). Todos ricos em proteínas, cálcio, ferro, alguns ricos em zinco, selênio, manganês. As vagas são limitadas.
Serviço
O quê: oficina de culinária vegana
Quando: Domingo (16/09/2012), a partir das 14h
Quanto: a inscrição para participar da oficina custa R$ 35,00 (incluso manual e degustação) e pode ser feita até sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas na vacaloucaveg@gmail.com
Por: Inês Portugal
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.