Casarão Seis recebe a mostra “Memórias de um Casarão”


Depois do sucesso de público da exposição “Recorte no Tempo”, promovida pela Secult no Casarão nº6 da Praça Coronel Pedro Osório, a centenária casar abre ao público para abrigar a mostra denominada “Memórias de um Casarão: da restauração ao Museu da Cidade de Pelotas”, cujo tema central será o próprio Casarão.

“Memórias de um Casarão: da restauração ao Museu da Cidade de Pelotas”, conta não somente a história da Casa nº6, mas sua preparação para se tornar, em breve, o Museu da Cidade.

Segundo a titular da Secult, Annie Fernandes, a memória está ligada diretamente à cultura de um lugar e de um povo, e foi por meio deste valor coletivo que se preservou, em Pelotas, um rico e reconhecido patrimônio arquitetônico. Com a finalização do restauro do Casarão nº 6, em 2011, deu-se um importante passo na devolução desse espaço à população pelotense, explica.

A Secretaria de Cultura (Secult), entendendo a importância deste patrimônio histórico e cultural da cidade, tem desenvolvido projetos culturais como o 5º Encontro de Teatro de Pelotas, Cena Literária, exposição Recorte no Tempo, entre outros, como forma de utilizar este espaço em prol da cultura da nossa cidade.

A exposição vem mostrar ao público a trajetória da centenária construção erguida em 1879 pelo engenheiro italiano José Izella, para o seu primeiro morador, o Barão de São Luís, Leopoldo Antunes Maciel, sendo mais tarde passado para uma de suas descendentes, Othília Maciel, casada com o José Júlio Albuquerque Barros, que foi prefeito de Pelotas de 1938 a 1945.

Nesta exposição, o espectador poderá conferir as etapas do restauro do prédio, os processos utilizados, as propostas de intervenção e requalificação. Além da exposição técnica, serão expostas ainda, fotos a cargo do grupo Olhos de Lata, com técnica da Câmara Obscura, com o olhar de alguns integrantes de suas oficinas sobre o Casarão nº 6.

A exposição tem entrada franca e pode ser conferida de segunda a sexta feira, das 13h às 18h. A organização da exposição é da secretária de Cultura Annie Fernandes e do Arquiteto Fábio Caetano, com colaboração da engenheira Gisela Frattini, Arthur Albuquerque, Renata Morales, Fábio Marques e Ana Lúcia Alt.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Sandra Lima
Foto: Janine Tomberg