O Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico” exibirá, EM SESSÃO EXTRA, na próxima TERÇA-FEIRA (dia 09 de Outubro), o filme “Gritos e Sussurros”, de Ingmar Bergman. Cineasta sueco, Bergman (1918-2007), é autor de obras cinematográficas como “A fonte da donzela” e “Os sete selos”. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPEL, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA (retire sua senha no local, em horário comercial).
A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel.
09/10 – GRITOS E SUSSURROS
Viskningar och rop , 1972, Suécia. Direção: Ingmar Bergman.
Com: Liv Ulmann, Harriet Andersson, Kari Sylwan, Ingrid Thulin.
Na Suécia no final do século XIX, Agnes é uma doente em estado terminal. Acompanhada por suas duas irmãs (Maria e Karin) e pela servente (Anna), o limiar de sua existência trará revelações das vidas das quatro mulheres. Nesta obra magistral, Bergman concentra a atenção nas relações de dominação masculina, na frustração da vida conjugal, na rigidez das normas sociais, na moral protestante e nas diferentes formas do sofrimento feminino. Inspirada no universo das literaturas de Tchecov e Ibsen. (106 min)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.