No dia dedicado a eles, os artesãos que participam das oficinas de qualificação dos Bichos do Mar de Dentro, em Pelotas, receberam uma homenagem da equipe que capitaneia o projeto. Durante as oficinas de musicalização, o maestro Sérgio Sisto puxou um “parabéns à você” para felicitar o grupo de artesãos dos municípios de Camaquã, Rio Grande, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul, São José do Norte e Arroio Grande. O designer Renato Imbroisi, que falou da importância da categoria. “O incentivo ao artesanato estimula o resgate das técnicas muitas vezes passadas de geração para geração e que presevam a cultura de cada localidade”, resumiu.
Em meio as pinturas em madeira dos jogos didáticos que faz, Gelcy Moraes é só sorrisos. Artesã há seis anos, diz estar emocionada em comemorar a data em meio a tantos colegas. “É um dia de valorização da nossa arte”, resume. Ela integra os 60 artesãos que desde segunda-feira(15) dedicam-se a criação de novos produtos para coleção, sob a tutela de um grupo de designers, liderado pelo carioca Renato Imbroisi. Para Gina Fagundes, artesã do município de Camaquã, que aprendeu a arte da crocheteria há 20 anos com a avó Corina, o dia é de festa. “Foi uma comeoração diferente, cheia de espontaneidade e arte, exatamente como é o artesão”, definiu.
Amanhã(20), a partir das 9h, no Cenáculo, os artesãos entram em estúdio para gravação do CD, com uma estória voltada à preservação ambiental dos bichos que vivem na região da Costa Doce. A escritora Maria Emília Kubrusly já finalizou o roteiro da estória que se transformará em CD e que tem como protagonista a menina Irene, de nove anos, que vive uma aventura tentando salvar os animais da região. Da mesma forma o livro, com cinco capítulos, ilustrado por Lui Lo Pumo, irá encantar o público infantojuvenil. A equipe da Sociedade Música pela Música começa a gravação pelos sons ambientais da estória e a trilha do CD, criada pelo músico Guilherme Tavares. Logo após iniciam as participações individuais.
O projeto Bichos do Mar de Dentro foi criado em 2006 pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e este ano recebeu via Lei Rouanet, o aporte de R$ 200 mil em recursos do Instituto Votorantim, através da Fibria. O cronograma de ações contempladas pela verba se estende até janeiro de 2011 e além da criação de novos produtos da coleção prevê a participação em feiras nacionais e a produção de material educativo. A equipe do projeto é coordenada pela Lahtu Sensu Administração Cultural em parceria com o Sebrae.
Gabriela Mazza
jornalista – MtB: 9838
SATOLEP PRESS
(53) 9983.2398
Fotos: Vinicius Costa
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.