O Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico” exibirá, na próxima sexta-feira (dia 19 de Outubro, o filme “Paisagem na neblina”, de Theodoros Angelopoulos. Cineasta grego, Angelopoulos (1936-2012), é autor de obras cinematográficas como “A eternidade e um dia” e “Um olhar a cada dia”. O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA (retire sua senha no local, em horário comercial).
A programação completa do CICLO está disponível na página da UFPel.
19/10 – PAISAGEM NA NEBLINA
Topio stin omichli , 1988, Itália-Grécia-França. Direção: Theodoros Angelopoulos.
Com: Michalis Zeke, Tania Palaiologou.
Na Grécia, dois irmãos abandonam a mãe para buscar um pai desconhecido, que viveria na Alemanha. No caminho, eles conhecerão ameaças e belezas, atravessando diversas provações. Passagem da infância para o mundo adulto? Jornada iniciática, tal como a busca do filho pelo pai na Odisséia? Busca da verdade, presente no espírito grego? Metáfora da Grécia que, recuperada na modernidade pelos filósofos alemães, hoje vaga em busca de seu lugar no mundo? Obra complexa, ela é também uma reflexão sobre o próprio cinema. (127 min)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.