“Sahrau Zooruba” no Bar Diabluras em Pelotas


O “Sahrau Zooruba” é mais um dos projetos do Ponto de Cultura Outro Sul, sendo uma contrapartida a mais dentro dos compromissos já assumidos com o MinC (Ministério da Cultura). No formato de “Sarau Elétrico”, que ocorrerá dentro da agenda SEXTA HAPPY, alí no Bar DIABLURAS (Alberto Rosa esquina 3 de Maio, Pelotas, RS), nos dias 9 e 16 de novembro de 2012, paralelo a 40ª Feira do Livro de Pelotas, onde, além de homenagearmos os poetas gaúchos universais aqui da nossa região (Pedro Bittencourt e Mário Osório Magalhães), faremos relançamentos de livros de autores locais, entre eles Sidney Bretanha (O assassinato de Martin César e Delírio delicado), Pedro Jaime Bittencourt Jr. (13 lugares e meio de Arroio Grande e O Clássico), Duda Keiber (Potchua Babulenka) e Anarolino Silveira (Truco de Amostra).

Também se levará ao conhecimento do público um exemplar do livro de Leonel Muniz Fagundes “Pedro Canga – O Embuçado do Herval”, na palavra do Professor Arnóbio Zanotta Pereira (que, reza a lenda, foi o personagem Pedro Canga, a inspiração de José Hernades  na materialização, em 1872, de sua obra literária de grande conhecimento na Argentina “El gaucho Martin Fierro”).

Dentro da programação musical do SAHRAU ZOORUBA, o público poderá também conhecer os trabalhos lançados pelo Ponto de Cultura Outro Sul  “Tudo uma canção” (Marco Gottinari), “Fruteira Brian Jones” (Edu’cabocloDamatta), “Estrada de chão” (Rodrigo Garcia e Jander Ribeiro), Serginho D’avassoura (Ilusionismo Sonoro), “Solon canta Noel” (Solon Sila Ao Vivo no João Gilberto), “Delirante Soul” (Dija, também ao vivo no João Gilberto), além da audição das gravações inéditas do SHIVA.

Também acontecerão leituras poéticas de obras inéditas de artistas locais aqui do Planeta Terra, com trilha sonora ao vivo do SHIVA (Coletivo de artistas vinculados ao Ponto de Cultura Outro Sul, onde vai rolar Basílio Conceição, Sérgio Sampaio, Dudu Borba, Serjola, Cartola, Cazuza, Sílvio Rodrigues, Chico Buarque, Jaime Caetano Braun, Cenair Maicá, Keith Richards,Violeta Parra, Fernando Pessoa, Charles Bukowisky, Brian Jones, Robert Johnson, entre outros artistas do repertório de Zorro Correia, Alex Vaz, Marcela Mescalina e Edu’cabocloDamatta, solistas desta formação do SHIVA, dentro deste espetáculo, que conta ainda com a percussão de Gabi Ferreira.

PROGRAMAÇÃO:

DIABLURAS-SEXTA HAPPY
Agenda: dia 9/11 – SAHRAU ZOOROBA.
Abertura:
 20hs – Professor Arnóbio Zanotta Pereira – Apresentação da obra de Pedro Canga – O embuçado do Herval.
Fauna convidada:
 Sidney Bretanha, Pedro Jaime Bittencourt, e demais poetas ( ou pelo menos se acham) que recitarão obras autorais e outras que queiram.
Poetas homenageados:
 Pedro Bittencourt e Basílio Conceição.
Fechamento:
 Só Deus sabe a hora…

DIABLURAS-SEXTA HAPPY
Dia 16/11: SAHRAU ZOOROBA.
Abertura: 20hs – Apresentação da obra do Professor Mário Osório Magalhães.
Fauna convidada: Duda keiber, Prf.Anarolino Silveira, Dico Keiber, Solon Silva, Dija, Dudu Borba e demais poetas (ou pelo menos se acham), que recitarão obras autorais e outras que queiram.
Poetas homenageados: Mário Osório Magalhães e Jaime Caetano Braun.
Fechamento: Quando o dono do bolicho disser!!

“Trinta raios convergem para o centro de uma roda
Mas é o buraco em que vai se encaixar o eixo que a torna útil
Molda-se o barro com o qual se vai fazer um vaso
É o espaço dentro dele que o torna útil
Fazem-se portas e janelas para um quarto
São os buracos que o tornam útil
Por isso, a vantagem do que está lá
Assenta exclusivamente
Na utilidade do que lá não está…”
(Lao Tsé)

Por: Edu daMatta (Músico e agitador cultural de Pelotas/RS)

Fonte: vitrola.net