Palestras celebram centenário de Contos Gauchescos no IJSLN


Como forma de celebrar o centenário de publicação da obra Contos Gauchescos, o Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) desenvolveu neste ano o projeto “Contos Gauchescos – 100 anos da escrita… 100 anos de leituras”. O proposta foi de trazer para Casa do Capitão, ao longo do ano, 19 palestrantes – um para cada conto – com o objetivo propiciar momentos de debate e reflexão acerca deste clássico da literatura gaúcha. Nesta semana o ciclo de palestras se encaminha para seu fim, recebendo na quinta-feira (dia 29) o professor e pesquisador Cláudio Celso Alano Cruz que falará sobre o conto Correr eguada e na sexta-feira (dia 30) o jornalista, escritor e professor universitário, Antônio Carlos Hohlfeldt que abordará o conto Juca Guerra.

Cláudio Cruz é pós-doutor pela Universidad de Buenos Aires (2008) e doutor em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), tendo livros – entre eles “Simões Lopes Neto” (1999) – e textos publicados no país e no exterior (Estados Unidos, Argentina, Holanda, França, Venezuela, Paraguai, Chile). Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura Argentina.

Recentemente Cláudio Cruz organizou uma nova edição de “Contos Gauchescos”, pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina. O lançamento do livro em Pelotas se dará juntamente com a palestra no IJSLN. Na noite desta quinta, Cláudio fará a palestra Civilização e barbárie: o belo horror em “Correr eguada”

Antônio Hohlfeldt é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Autor de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio e é ativo no mundo acadêmico. Na carreira jornalistica trabalhou por dezessete anos no Correio do Povo, tendo integrado também a equipe do Diário do Sul, sempre na área de jornalismo cultural. Atualmente, é o único crítico teatral em atividade na capital gaúcha, mantendo sua coluna semanal no Jornal do Comércio, às sextas-feiras.

Na carreira política, Hohlfeldt foi vereador na capital gaúcha por quase vinte anos e vice-governador do Rio Grande do Sul durante o mandato de Germano Rigotto. Como reconhecimento de sua contribuição a divulgação da cultura do estado foi eleito patrono da 53ª Feira do Livro de Porto Alegre no ano de 2007, e em 2009 foi agraciado pelo Prêmio Trezentas Onças, concedido pelo IJSLN. Nesta sexta-feira, Antônio Hohlfeldt estará dando a sua leitura sobre o conto Juca Guerra.

Ambas palestras acontecem no auditório do Instituto João Simões Lopes Neto, com início às 19h, e entrada franca.