Seminário discute Infâncias & deficiências em Pelotas


Texto: @LuciahTavares

De 10 a 14 de dezembro, às 19h, no Auditório Interno do Colégio Municipal Pelotense, acontece o Seminário de Formação Discutindo Infâncias II –Infâncias & Deficiências. A promoção é do Curso Normal de Habilitação Infantil do Colégio Municipal Pelotense.

A organizadora do evento Ana Lúcia Almeida – que é também coordenadora do curso normal Hab. Educação infantil do CMP, professora do eixo identidade e autonomia graduada em filosofia, mestre em educação e cursa especialização em educação infantil- conta que:

“O Seminário surgiu em 2007, na intenção de trazer à tona uma formação mais ampla, para as alunas do Colégio Pelotense e público em geral, das diferentes infâncias. E que só este ano está tendo a sua segunda edição com o tema: ‘Infâncias e Deficiências’.”

Ana Lúcia Almeida coordenadora do evento numa reprodução da lembrança escolar da infância

A coordenadora destaca que:
“O curso normal Habilitação em Educação infantil é um curso de aproveitamento de estudos, com dois anos de duração e meio ano de estágio. Nesse formato temos consciência de que alguns temas importantes não são abordados de forma suficientemente profunda, nossa semana de formação tem a intenção de proporcionar discussões sobre temáticas que partem das necessidades das alunas. Buscando diminuir as lacunas percebidas. Nossa escola é inclusiva, como tantas outras, as crianças deficientes estão nas escolas regulares – escolas municipais de educação infantil – precisamos preparar, ainda que minimamente, nossas alunas para trabalhar com estas crianças, sem sustos ou preconceitos.”

O Seminário atenta justamente para esta necessidade de discussão, da criança com deficiências na primeira infância e sua inclusão na escola regular.

“O curso normal do CMP, por exemplo, tem alunas com deficiência auditiva, além disso o Pelotense tem crianças com baixa visão, TGD – Transtorno global de desenvolvimento, paralisia cerebral e outras deficiências. Neste ano, além da sala de recursos – com profissionais preparados para atender e auxiliar crianças e professores, passou a contar com ‘os cuidadores’, que tem por função acompanhar as crianças com deficiências durante seu período escolar.” Informa a mestre em educação Ana.

Ela destaca ainda que foi no exercício de sua docência que percebeu a necessidade de debater e aprofundar tais questões para suas alunas:
“Tenho trabalhado com alunos surdos desde meu primeiro ano no Colégio Pelotense, em 2002 tive que lecionar para uma turma de inclusão, com auxílio de intérprete de libras, pois não tive o curso de formação de libras.”

Sem dúvidas a iniciativa é uma oportunidade de instrumentalizar a educação no âmbito municipal, e de tornar, como de costume, o Colégio Pelotense mais um referencial em ensino de qualidade.

Confira abaixo a programação do seminário:

10/12 (Segunda-feira)
18h – Minicurso Pensadores da Infância: Friedrich Froebel
19h – Abertura com o coral do Programa Mais Educação
19h30-“A Criança Surda”

-Aline Kaster – professora da Escola Alfredo Dub, graduada em Letras/Libras;
-Elisabete Strelow – professora da escola Alfredo Dub, graduação como intérprete de Libras/UFRGs e mãe de surdos;
-Rejane Holz – professora da escola Alfredo Dub, graduada em Pedagogia e Letras/Libras.

11/12 – (Terça-feira)
18h – Minicurso Pensadores da Infância: Célestin Freinet
19h – Apresentação musical com Raquel Veiras (canto) e Maurício Veiras (violão)
19h30 – “Transtorno Global de Desenvolvimento e inclusão”

-Mariana Campo Pinho – Especialista em Atendimento Educacional especializado, Psicopedagogia e capacitação nas áreas da deficiência visual, intelectual e autismo. Atualmente atua como professora de AEE do CMP na sala de recursos multifuncional e na Escola Louis Braille no setor de múltiplas deficiências.

12/12 –(Quarta-feira)
18h – Minicurso Pensadores da Infância:Jean-Jacques Rousseau
19h – Apresentação do Grupo de Flautas do CMP, recital de poesia
19:30 – “Violência, drogas e consumo – questões da infância?”

-Gisele Scobernatti diretora Presidente do NACA – Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente/UCPel – “Violência contra a criança”- Grupo de profissionais multidisciplinar para o tratamento das consequências da violência doméstica praticada contra crianças e adolescentes. Psicólogos, assistentes sociais, advogados, dentre outros especialistas constituem o corpo técnico do NACA.

-Paola Camargo – graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Cursando Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas. Cursando Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Portal – Instituto Educar Brasil, possui experiência na área da Educação Especial e Educação Infantil, com formação na área de deficiência auditiva, deficiência visual, autismo e hiperatividade. – “Os efeitos do crack na gestação e em bebês nascidos de mães usuárias: uma revisão bibliográfica”;

-Suélen Teixeira – Graduada em Pedagogia/UFPel, cursando especialização em Educação Infantil/UFPel – “Consumo na Infância : Um estudo sobre o ponto de vista do Instituto Alana.”

13/12 – (Quinta-feira)
19h – Apresentação do grupo vocal “orfeãozinho” do CMP
19:30 – “A criança cega ou com baixa visão”

-Sílvia Rejane Damian Correa – Graduada em Estudos sociais e História, pós-graduação em pré-escola, especialista em Atendimento Educacional especializado, especialista em deficiência visual;

-Marielda Barcellos Medeiros – graduada em Pedagogia, especialista em educação com formação na área de educação especial

14/12 – (Sexta-feira)
19h – Valder Valeirão e Maria Conceição – recital de poesias com acompanhamento de violão
19h30 – “Práticas docentes e inclusão na educação infantil”

-Lisiane Harter – Coordenadora APAE Pelotas;

-Fernanda Lima Rodrigues-Professora da Educação Infantil – EMEI Ivanir Dias
Licenciatura em Pedagogia / Cursando Especialização em Educação Infantil;

-Carla Dilli – Professora de AEE, Pedagoga – EMEI Ivanir Dias,Psicopedagoga;

-Cíntia Rio Branco Pereira – Diretora EMEI Ivanir Dias,Pedagoga-Especialista em Educação

-Paola Camargo – graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Cursando Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas. Cursando Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Portal – Instituto Educar Brasil, possui experiência na área da Educação Especial e Educação Infantil, com formação na área de deficiência auditiva, deficiência visual, autismo e hiperatividade.

Encerramento
Seminário de Formação Discutindo Infâncias II –Infâncias & Deficiências.
Data: 10 a 14 de dezembro de 2012
Hora: 19h
Vagas: 50 vagas
Carga Horária de 20h (Será fornecido certificado ao final do seminário.)

Público em geral
Inscrições: no saguão do Colégio Municipal Pelotense na parte da tarde a partir das 13h30’, a partir de 7/12 – sexta. Solicita-se que aos inscritos que levem uma fotocópia de uma foto de sua infância, preferencialmente de corpo inteiro e se possível que doem um brinquedo, que será distribuído no natal às crianças das casas lares de Pelotas ou/e um quilo de alimento para o Asilo de Mendigos
Valor: R$5,00 (cinco reais)

Maiores informações: (53)32273627 Serviço de Orientação Pedagógica

____
Luciáh Tavares é correspondente do e-cult Mídia Ativa, atriz profissional, dramaturga e blog writer. Cursou Bacharelado em Interpretação Teatral na UNIRIO- Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.