O documentário O Liberdade recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de lonaga-metragem no 3° Festival Nacional de Cinema de Petrópolis/RJ. O longa-metragem lançado em 2011 pela Moviola Filmes, de Pelotas, já recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Mercosul no 16o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), e também o prêmio do Júri Popularem João Pessoa e Goiânia, no festival Conexão Vivo Movida. A obra esteve por cinco semanas em cartaz na Casa de Cutura Mário Quintanaem Porto Alegre, e voltará aos cinemas da capital gaúcha em fevereiro de 2013, no Santander Cultural.
Integralmente gravado em Pelotas, o filme – dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza – foi exibido em diversos festivais e mostras no Brasil, Uruguai, Argentina, França, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia e Bolívia. O Liberdade é um filme que homenageia o chorinho a partir de um bar muito peculiar, que de dia é um restaurante popular voltado à comunidade da Zona Rural e nas noites de sexta e sábado transforma-se em reduto da música e da dança. O documentário foca sua narrativa na figura de Avendano Jr, um exímio cavaquinista e compositor que veio a falecer seis meses depois do lançamento do filme. O projeto foi desenvolvido pela produtora gaúcha Moviola Filmes e financiado pelo Pro-Cultura da cidade de Pelotas/RS.
A produtora Moviola Filmes está agora pré-produzindo suas novas empreitadas para o ano de 2013, com três projetos aprovados em editais: De outros Carnavais – documentário sobre as pessoas que fazem o Carnaval de Pelotas (edital Pro-Cultura Pelotas 2012); A linha imaginária – documentário sobre a fronteira seca do Brasil com o Uruguai (edital Pro-Cultura FAC/RS) e Caravana de Cinema no Extremo Sul – projeto de circulação de filmes da Moviola por 12 cidades do interior do estado do RS (edital Pro-Cultura FAC/RS). Outras informações em www.moviolafilmes.com.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.