Teatro Sete de Abril: Programação 2010


Como já era esperada, a Programação 2010 do Theatro Sete de Abril foi divulgada na tarde desta quinta-feira (25) pelo titular da Secretaria de Cultura (Secult), Mogar Xavier. Mogar explicou que apesar da interdição do Theatro Sete de Abril para fins de reforma, em nenhum momento, a administração municipal cogitou a possibilidade de suspender definitivamente a realização dos projetos próprios, desenvolvidos pelo Theatro. “A interdição do Theatro já estava prevista para este ano e a ação foi apenas antecipada. Desde que esta reforma foi incluída em nosso cronograma de trabalho, buscamos alternativas para que nossos projetos não fossem interrompidos e, à época, já havíamos optado pela utilização do Palco Móvel, que é a descentralização dos espetáculos”, explica ele. A realização de espetáculos fora do palco do Sete de Abril foi testada com absoluto sucesso, ainda no ano passado, por ocasião da realização do Encontro de Teatro de Pelotas, onde boa parte dos espetáculos aconteceu em outros locais, em especial em escolas da rede, Praça Cel. Pedro Osório e Centros Comunitários de diversas comunidades.
O Secretário salienta que todas as apresentações inerentes aos Projetos Sete ao Entardecer, Cena Literária, Sete Imagens, Encontro de Teatro e Programação Alusiva ao Bicentenário do Município estão mantidas e programadas para acontecer ao longo do ano por intermédio da colaboração de importantes instituições, como é o caso da Sociedade Pelotense Música pela Música que cede, em locação, as dependências da Fábrica Cultural (Félix da Cunha, 952), recebendo, a partir do dia 05 de abril, todas as 38 edições deste ano do Projeto Sete ao Entardecer.

O Projeto passa a acontecer todas as segundas-feiras, no mesmo horário (18h30) e permanece sem custos para a comunidade. Neste ano, foram apresentadas 78 propostas de espetáculos para o Sete ao Entardecer. A Comissão de Cessão de Pauta do Theatro, órgão soberano para a realização da seleção do material, elegeu 38 trabalhos que serão apresentados dentro do Projeto. Na primeira edição 2010 (prevista para acontecer no dia 05 de abril), o Projeto Sete ao Entardecer traz o espetáculo do conhecido músico da noite pelotense, Solon Silva, que inaugurará o novo espaço de apresentações do Projeto.

O Sete ao Entardecer tem por objetivo proporcionar um espaço para que talentos consolidados ou não, possam mostrar sua produção artística.

Com relação à programação do Encontro de Teatro de Pelotas, o secretário de Cultura explica que as apresentações dos grupos teatrais acontecem no período compreendido entre os dias 20 e 23 de outubro, em escolas da rede municipal. A proposta, até o efetivo início das apresentações, é a de abrir outras possibilidades em termos de locais para apresentação das peças e esquetes teatrais. Ele adianta ainda, que o espetáculo de encerramento do Encontro acontece no dia 23/10, tendo por local, as dependências do Theatro Guarany, cuja direção, na pessoa da empresária Andréa Zambrano, imediatamente colocou aquele tradicional espaço à disposição da Administração para a realização de espetáculos oriundos do Theatro Sete de Abril. Graças a esta parceria, a Secult agendou ainda, uma série de outras datas na agenda do Theatro Guarany para futuras apresentações.

O Theatro Guarany será o palco para a realização do I Festival de Jazz, que acontece numa promoção da Prefeitura Municipal em cooperação com o Sesc/RS. O Festival é parte integrante da programação alusiva ao aniversário do município, cujas festividades estão sob a coordenação do Gabinete do vice-prefeito Fabrício Tavares. Esta programação alusiva acontece entre os dias 1o e 04 de julho e envolve também a Fábrica Cultural e a Esplanada do Theatro Sete de Abril, na Praça Cel. Pedro Osório.

Outro projeto exitoso do Theatro Sete de Abril, o Cena Literária, também muda de endereço e as edições passam a ser apresentadas no Bistrô da própria Secult, além de utilizar também o espaço do jardim interno do Centro Cultural Adail Bento Costa e a Quadra Histórica do Theatro Guarany. A primeira apresentação deste ano acontece no dia 26 de maio.

Fechando a relação de Projetos abrigados pelo Theatro Sete de Abril está o Projeto Sete Imagens, cujo foco é reunir trabalhos em curta-metragem e vídeos por intermédio de apresentações mensais. O Projeto possibilita que esta produção audiovisual encontre um espaço de livre circulação, projetando o trabalho das equipes técnicas e de produção e possibilitando uma troca de experiências entre os envolvidos e a platéia. As edições 2010 terão início no dia 20 de maio, tendo por local o Bistrô da Secult. O Projeto Sete imagens é desenvolvido pela Secult/Theatro Sete de Abril em parceria com o Curso de Cinema e Animação da Ufpel e IF Sul.

Mogar salienta ainda que “O Poder Público, por intermédio de sua Secretaria, vem trabalhando para que a cultura como um todo e seus profissionais não sofram nenhum tipo de prejuízo que tenha como causa a interdição do Theatro Sete de Abril, para isso se programou e enfrentou com tranqüilidade esta “interdição”.

Fonte: pelotas.com.br

Leia Também: Sete de Abril divulga programação 2010