A Vade Retrô foi formada em Pelotas no segundo semestre de 2009 com o intuito de apresentar shows embasados em um repertório autoral partindo da estética criacionista ligada à cada um dos integrantes.
Mesmo sem amarrar às imagens que permeiam os sentimentos de uma cidade isolada em sua própria multi-cultura, a banda compõe músicas que tratam do cotidiano interior abordando de forma bastante lúdica sob a cama formada pelas variantes (sem compromisso) do que pode ser chamado de róque pelotense.
Em novembro de 2009, a banda lança de forma independente o Ep “Fim da América” com cinco canções. Os primeiros shows do grupo vieram a ocorrer apenas no inverno 2010, quando foram divulgados vídeos das músicas (até então inéditas) “Cinema Fracassado” e “Alucinações de Domingo”, gravados ao vivo pela TV UCPel. No início de 2011 a banda começa a gravar o que seria seu primeiro trabalho de estúdio. Em maio eles lançam (em formato digital) o disco de estréia, intitulado “Vade Retrô”, com 14 músicas. Em 2012 a banda participou da trilha sonora do filme “Bad Bitch”. Nas duas sessões de lançamento, foram distribuídas fitas cassete que continham primeiros registros, versões ao vivo e sobras de estúdio do grupo, totalizando 16 músicas, sendo cinco inéditas.
Ainda em 2012 – mais precisamente em novembro – a banda lança seu primeiro compacto em vinil, com três músicas inéditas e o videoclipe da “Canção Hiperbólica”:
Diego Queijo – Guitarra, órgão e vocal
Ruan Libardoni – Guitarra e teclado
Matt Thofehrn – Bateria e vocal
Rafael Peduzzi – Baixo e vocal
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.