Evento contra a discriminação racial marca domingo em Pelotas


065f265c96b94c4e247124fd407278b7O parque Dom Antonio Zattera foi palco de manifestações culturais voltadas à promoção da igualdade racial, durante a tarde deste domingo (28). A promoção foi uma realização da Prefeitura de Pelotas, capitaneada pela Secretaria de Projetos Especiais (SPE), em alusão ao Dia Contra a Discriminação Racial, que transcorreu dia 21 de março.

Centenas de pessoas participaram da manifestação que foi marcada pela apresentação de diversos shows e de vídeos sobre a diversidade étnica. Rap, Samba, MPB foram os gêneros musicais que embalaram os manifestantes desde o início da tarde até o começo da noite. A apresentação da Escola de Samba Estação Primeira do Areal encerrou o evento, numa alusão ao Carnaval, maior manifestação cultural do País.

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido ao Massacre de Sharpeville, na África do Sul, no dia 21 de março de 1960, quando a polícia do regime de apartheid sul-africano abriu fogo sobre uma manifestação pacífica, que protestava contra as leis de discriminação racial, deixando dezenas de manifestantes mortos e muitos feridos. O dia foi criado para lembrar das pessoas que pereceram, mas também para chamar a atenção para o enorme sofrimento causado pela discriminação racial em todo o mundo.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Laura Alam mtb/1928
Fotógrafo: Divulgação