Arte e discussão política são as duas vertentes do encontro realizado em parceria com o Diretório Central de Estudantes da Universidade Católica de Pelotas (DCE/UCPel). Toda a comunidade é convidada a participar da exibição do filme “Arquivos da Cidade”, que trata da ditadura no Rio Grande do Sul. Mas a troca de ideias não termina aí. Os próprios diretores da película estarão presentes no evento para um debate. A atividade será no dia 31, às 19h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel.
A discussão será realizada com os diretores Luciana Knijnik e Felipe Diniz. Participam também as professoras Cíntia Langie, do curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Alessandra Gasparotto, do curso de História da UFPel.
O encontro é organizado pelo Instituto Mário Alves, com a realização da produtora de imagens Modus, e apoio do DCE da UCPel.
Arquivos da Cidade
O documentário busca discutir e atualizar as memórias da resistência à ditadura no estado, mais especificamente em Porto Alegre. Composto por depoimentos de militantes da época, que participaram das lutas contra o regime militar e foram vítimas da repressão instaurada a partir do Golpe de 1964, o filme traz uma série de elementos que possibilita conhecer mais sobre esse período da história. As memórias narradas contribuem para combater o esquecimento e a impunidade em relação aos crimes cometidos no período.
Fonte: ucpel.tche.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.