Turnê do projeto ‘Violão do Sul’ termina em Rio Grande e Pelotas


Esta é a semana de encerramento do projeto Violão do Sul: Novas vertentes na música gaúcha, do instrumentista e professor do Departamento de Música da UFRGS, Daniel Wolff, primeiro doutor em Violão do Brasil. Após já ter passado por Passo Fundo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Maria e Novo Hamburgo, no dia 22 de maio, quarta-feira, ele estará em Rio Grande, e no dia seguinte, 23, em Pelotas, a última cidade da turnê. A programação tem entrada franca e envolve duas atividades em cada local: um recital solo inédito, com obras de autores gaúchos compostas nas últimas três décadas, porém ainda desconhecidas do público; e uma oficina sobre os estilos dos artistas, analisados em seu contexto histórico.

Em Rio Grande, a oficina inicia às 15h e o concerto às 20h, ambos na Escola de Belas Artes, Auditório Ewerton de Medeiros (Rua Carlos Gomes 583). E em Pelotas, a oficina acontece às 14h, no Conservatório de Música da UFPEL (Rua Félix da Cunha, 651), e o recital às 20h, no Auditório do Conservatório de Música da UFPEL (Rua Lobo da Costa, 1877).

O projeto Violão do Sul é financiado pelo Pró-Cultura/RS (Lei 13.490/10), por intermédio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), mantido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

O RECITAL
O repertório contempla os compositores Henry Wolff, Fernando Mattos, Ricardo Mitidieri, Radamés Gnatalli, Dimitri Cervo, Celso Loureiro Chaves e também Daniel Wolff.
“Quando se fala em ‘violão gaúcho’, se pensa primordialmente nos ritmos do nosso folclore, ou seja, a milonga, a rancheira, o vanerão etc. De fato, a música com esta inspiração representa um importante papel na tradição, contudo, um dos méritos culturais do Rio Grande do Sul é o pluralismo em todas as linguagens artísticas”, comenta Daniel. “No caso específico da música, a produção dos nossos compositores vai bem além do folclore, abarcando vertentes como o neoclassicismo, atonalismo e serialismo. Apesar da alta qualidade das obras contempladas neste projeto, a maioria dos gaúchos ainda não as conhece. O projeto Violão do Sul pretende sanar esta lacuna.”

As novidades sobre o projeto Violão do Sul: Novas vertentes na música gaúcha são postadas no Facebook (www.facebook.com/Daniel.Wolff.Violao).

AS OFICINAS
As aulas traçam um panorama das principais manifestações artísticas dos séculos XX e XXI, tal como utilizadas pelos compositores abordados no projeto, contextualizadas historicamente. O ministrante, Daniel Wolff, também executa alguns exemplos musicais para ampliar a compreensão das técnicas composicionais e dos estilos de cada autor. Entre elas, nacionalismo, neoclassicismo, atonalismo e harmonia expandida, uso de estruturas formais arquitetônicas, efeitos percussivos, música programática e afinações não convencionais.

Os oficinas são voltadas a estudantes e professores em geral, tanto do ensino regular quanto de música, bem como a profissionais da área musical. O tempo de duração é de aproximadamente 2 horas. A turma em cada cidade será para até 30 pessoas. Não há inscrições, a participação é por ordem de chegada.

SOBRE DANIEL WOLFF
Primeiro doutor em Violão do Brasil, Daniel é um profissional versátil. Além da carreira como concertista, atua como compositor, arranjador e didata. É formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Posteriormente, com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, cursou mestrado e doutorado em Violão na Manhattan School of Music, em Nova Iorque. Sua destacada atuação lhe rendeu o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho.

Obteve o primeiro lugar no I Concurso Nacional de Violão (São Paulo), no Concurso Heitor Villa-Lobos (Porto Alegre) e no Concurso Jovens Solistas, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 1997, venceu a Artists International Competition (Estados Unidos), que resultou em sua estreia no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Tais êxitos o levaram a uma intensa atividade como solista e camerista, com apresentações no Brasil e em países como Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Áustria, Grécia, Chile, Argentina e Uruguai. Como compositor e arranjador, teve suas obras executadas pela WREN Orchestra of London (Inglaterra), New York Chamber Soloists, Georgia Symphony e Quintet of the Americas (EUA), Landeszupforchester Berlin (Alemanha), Orquestra do Festival Internacional de Música de Buenos Aires e Orquestra Estadual de Salta (Argentina), Sinfonia Cultura (SP), Sinfônicas de Porto Alegre e da UCS, Orquestras de Câmara Theatro São Pedro e da ULBRA, entre outras. Participou como arranjador em diversos discos gravados no Brasil e nos Estados Unidos. Com o trabalho ao lado de Thiago de Mello, recebeu o Grammy Awards de 2000.

Desde 1991, é catedrático de Violão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou o curso de Mestrado em Violão. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK). O seu primeiro CD, Concerto à Brasileira, em que interpreta obras nacionais para violão e orquestra, recebeu três indicações para o Grammy Awards de 2002. Lançou também os discos Cantilena (com o violoncelista Rodrigo Alquati), Coisas da Vida (com Wilfried Berk no clarinete e a percussão orgânica de Thiago de Mello), New Transcriptions for 2 Guitars (com Daniel Göritz) e The Right Seasons, com seus arranjos de obras de Thiago de Mello acompanhado por membros da Orquestra Sinfônica Brasileira. Mais informações em www.danielwolff.com.br. 

Projeto Violão do Sul: Novas vertentes na música gaúcha
De Daniel Wolff

DIA 22 DE MAIO | RIO GRANDE
Oficina: às 15h, na Escola de Belas Artes, Auditório Ewerton de Medeiros (Rua Carlos Gomes 583)
Recital: às 20h, na Escola de Belas Artes, Auditório Ewerton de Medeiros

DIA 23 DE MAIO | PELOTAS
Oficina: às 14h, no Conservatório de Música da UFPEL (Rua Félix da Cunha, 651)
Recital: às 20h, no Auditório do Conservatório de Música da UFPEL (Rua Lobo da Costa, 1877).

Como participar da oficina: Não há inscrição. A turma, de até 30 pessoas, será formada por ordem de chegada
Quanto: Entrada franca
Informações: 51 9121.0880 | odara@cpovo.net | www.facebook.com/Daniel.Wolff.Violao | www.danielwolff.com.br
*Projeto financiado pelo Pró-Cultura/RS (Lei 13.490/10), por intermédio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS)

Fonte:
Jornalista Dóris Fialcoff
51 9606.0155 | dfialcoff@gmail.com