O Projeto Bailão Cultural estará de volta no domingo, dia 30 de junho a partir das 16 horas no Anfiteatro do Colégio Pelotense.
Contemplado no Pró Cultura de Pelotas, o projeto que surgiu no ano de 2011 se firma com mais quatro edições em 2013.
Muito mais que um baile de final de semana é um evento idealizado pelo artista Kako Xavier onde a Cultura de Pelotas tem encontro marcado com todas as áreas. Um ambiente cultural é montado, o público vai se chegando e começa mais um encontro das artes.
A primeira atividade é a mostra do som praieiro de Kako Xavier e sua banda, um som autoral e releituras de canções de artistas brasileiros que o artista se identifica. Em seguida no bloco ”A arte da rua” (capoeira, teatro, batalhas de rap, dança de rua …) a participação do grupo de dança de rua Trem do Sul, gurizada de Pelotas que está arrepiando nos concursos de dança pelo Brasil.
Um bate papo com o artista plástico de Bagé Carlo Andrei, que mostra sua arte em forma de desfile com alunos do Colégio Pelotense.
Nesta edição a banda convidada por Kako Xavier é o Procurado Vulgo, com nova formação a banda apresenta em primeira mão o novo show. Já avisa que terá convidado surpresa.
Para encerrar mais um bloco do som Praieiro de Kako Xavier e a banda formada por Igo Santos na bateria, Alemão Fernando no baixo, Doug Ribeiro na percussão e Nego Kuko do Cavaco. Ainda as participações de Dilermando Freitas no Sopapo e convidados nos Tambores de Maçambique.
Um evento dinâmico e construído com o público, caracterizando uma verdadeira revista mensal de arte e cultura popular. Com a proposta de mostrar o som autoral e assim estimular os artistas da cena local, mexendo na sua auto-estima, o Bailão Cultural trouxe grandes nomes da cena do RS nas edições anteriores.
Kako Xavier já trouxe para o Bailão como convidado especial os artistas Tonho Crocco, Paulo Dionísio, Leandro Maia, Richard Serraria, Vicente Pimentero, Marco Gotinari, JJ Maurício, Capoeira do Cabeleira, Grupo de teatro Afrocena, de Venâncio Aires, Cia de dança Daniel Amaro, Capoeira do Jarrão, o filme Marcovaldo, entre outros.
O projeto conta também com a Tenda Cultural onde é disponibilizada à venda dos CDs e outros materiais dos artistas de Pelotas e dos convidados envolvidos no projeto.
Com o intuito de oferecer cultura a toda comunidade, no Bailão Cultural não se cobra ingresso. Os convites que podem ser retirados na sede da SECULT e na Recepção do Colégio Municipal Pelotense.
Esta primeira edição de 2013, vai acontecer no mesmo dia da final da Copa das Confederações. Se o Brasil estiver na final o Bailão vai inserir o futebol como arte e o público é convidado para curtir a final nos telões no local do Bailão.
O Bailão Cultural é uma realização da Tribom Produtora em parceria com a Secult, Cia do Técnicos e o Colégio Municipal Pelotense. Financiamento Pró Cultura de Pelotas.
BAILÃO CULTURAL 2013
DIAS 30/06 – 13/10 – 10/11 – 15/12
ENTRADA FRANCA
LOCAL: ANFITEATRO DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
INFORMAÇÕES: TRIBOM PRODUTORA
EMAIL TRIBOMPRODUTORA@GMAIL.COM
FONE 51 95278524
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.