Festival de Cinema Independente Alemão promove sessões comentadas em Porto Alegre


Diretores alemães participam de exibições ao longo da programação.

Promovido pelo Fantaspoa Produções e Instituto Goethe, o Festival de Cinema Independente Alemão acontece entre os dias 12 e 21 de julho, com curadoria assinada por João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho. Na programação, 23 longas e seis curtas-metragens de gêneros diversos, como comédia, documentário, drama, e aventura. Haverá, ainda, a realização de uma oficina sobre realização fílmica independente com o aclamado diretor M. A. Littler (inscrições abertas/ vagas limitadas).

Interessados poderão participar de cinco sessões comentadas com dois importantes diretores alemães: Felix Stienz e M. A. Littler. A abertura da mostra, que acontece no dia 12 de julho às 19h no Santander Cultural, contará com a presença de M. A. Littler, comentando o filme “O Reino da Sobrevivência”. A obra é um documentário que combina jornalismo investigativo com diários de viagem para traçar possíveis conexões entre survivalismo, espiritualidade, arte, política radical, cultura ilegal, mídia alternativa e filosofia de bordas. O filme investiga estratégias de sobrevivência física e psicológica de grupos e indivíduos no mundo moderno. Já foi exibido no IDFA Amsterdam 2011, Montreal World Film Festival 2011, Raindance Film Festival London 2011, além de ter participado da seleção oficial de Oslo EuroDok Film Festival 2012.

No dia seguinte, 13, o cineasta participa da sessão do filme “Lost Coast” no CineBancários. Já Felix Stienz, marca presença na exibição de “A Garota, o Gordo e Eu”, programada para o dia 17 de julho no Cine Santander Cultural. No dia 18, Steinz comentará a sessão que exibe seis curtas-metragens de sua autoria, permitindo que o público acompanhe o desenvolvimento de sua carreira.

Para encerrar o Festival, dia 21 de julho, será exibido no Cine Santander Cultural o longa-metragem produzido pelos participantes da oficina de Cinema Maverick, ministrada pelo diretor M. A. Littler, com as presenças do diretor e alunos.

Sobre os diretores
M. A. Littler já trabalhou como segurança, taxista, tradutor, roteirista, jornalista e motorista de ambulância. Em 1999, fundou a Slowboat Films, celeiro do cinema independente. Em seus filmes vem mostrando uma afinidade enorme com outsiders: radicais intelectuais, historiadores fora da lei, artistas marginalizados, músicos obscuros e trapaceiros sagrados. Ele diz: “interessam-me as pessoas que dançam no seu próprio ritmo, figuras que consertam seus rádios com maçaricos”.

Felix Stienz nasceu em Berlim em 1982. Nunca estudou cinema em uma escola, apenas a realização cinematográfica in loco. Desde 2005 recebeu mais de 60 prêmios nacionais e internacionais pelos seus curtas-metragens que foram exibidos por todo o mundo. Trabalhou e desenvolveu seu talento com uma equipe que continua com ele até hoje. A Boneca, o Gordo e Eu é seu longa-metragem de estreia.

Fonte: bebê baumgarten/bddivulgação
www.bddivulgacao.com.br