Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Vitor Ramil nos Concertos Populares 2013


Foto: PG Florence

O projeto tem entrada franca e busca incentivar o mercado para jovens músicos, além de proporcionar o contato da comunidade com a música erudita e popular.

Foto: PG Florence

Dia 25 de agosto (domingo), às 11h, a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro apresenta nova edição da série Concertos Populares 2013 com o cantor e compositor Vitor Ramil, no Theatro São Pedro. O evento é direcionado a um público diversificado e busca transgredir as fronteiras entre a música erudita e popular. No repertório, composições de Villa-Lobos e do músico convidado, sob a regência de Antônio Borges-Cunha, diretor artístico da OCTSP.

O patrocínio é da Souza Cruz e a entrada é franca mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, destinados para instituições carentes. Os ingressos estão esgotados.

Vitor Ramil:
Compositor, cantor e escritor, o gaúcho Vitor Ramil começou sua carreira artística ainda adolescente, no começo dos anos 80. Aos 18 anos de idade gravou seu primeiro disco Estrela, Estrela, com a presença de músicos e arranjadores que voltaria a encontrar em trabalhos futuros, como Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Avellar, além de participações das cantoras Zizi Possi e Tetê Espíndola. http://www.vitorramil.com.br/

Programa do concerto:

Livro aberto (Vitor Ramil)
Neve de papel (Vitor Ramil)
Perdão (J.S.Bach – Vitor Ramil)
O primeiro dia (Vitor Ramil)
Estrela estrela (Vitor Ramil)
Vem (Vagner Cunha – Vitor Ramil)
Noite de São João (Vitor Ramil – Fernando Pessoa)
Querência (Vitor Ramil – João da Cunha Vargas)
Indo ao pampa (Vitor Ramil)
Ramilonga (Vitor Ramil)
Deixando o pago (Vitor Ramil – João da Cunha Vargas)
Milonga de sete cidades – a estética do frio (Vitor Ramil)
Mango (Vitor Ramil – João da Cunha Vargas)

Sobre o projeto:
Os Concertos Populares 2013 acontecem no ultimo domingo de cada mês, às 11h, no Theatro São Pedro. O repertório é especialmente composto para cada concerto, com a OCTSP, ao lado de solistas renomados, como Vitor Ramil, Renato Borghetti, Nei Lisboa, Chico César, entre outros. O evento pretende se inserir na vida cultural do Estado, além de incentivar o mercado para jovens estudantes de música e o surgimento de talentos locais, nos diversos segmentos da sociedade. A ideia é atingir todas as camadas sociais através do contato da comunidade com a música erudita e popular.

Como parte das comemorações dos 110 anos da Souza Cruz, a empresa, ao apostar no projeto, tomou para si a responsabilidade de fomentar a cultura acessível a todos. Tendo sua casa estabelecida no Sul do País, a Souza Cruz não poderia ficar de fora de um projeto tão importante realizado no Estado. “Concertos Populares 2013 é uma demonstração de que todos têm que ter acesso à cultura e nada mais coerente do que a Souza Cruz participar desta iniciativa. Estamos bastante orgulhosos” – afirma Andrea Martini, presidente da empresa.

CONCERTOS POPULARES 2013
Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Vitor Ramil
Regente: Antônio Borges-Cunha
Dia 25 de agosto, domingo (11h)
Theatro São Pedro | Centro Histórico de Porto Alegre
Ingressos Esgotados

Fonte: Mariângela Machado