Escrevo estas palavras em resposta a matéria “Governo Leite tem outro por dentro” publicada no blog Amigos de Pelotas (12/10/13) onde o Sr. Rubens menciona meu nome.
Rubens,
Interessante como leio apenas metade de nossa conversa (que aconteceu ao acaso e curiosamente em frente ao Mercado Central) publicada na matéria. Apenas a metade que interessa para criar polemica e distorcer os fatos. (Minha opinião)
Gostaria de corrigir os três fatos que você citou:
1) O texto assume a defesa da criação de uma Feira do Livro que beneficie os leitores e TODA cadeia literária.
2) De todas polêmicas envolvendo a Secretaria de Cultura / Prefeitura, quantas vezes o e-cult publicou algo na defesa destes?
Quantas vezes o Amigos já defendeu apenas o interesse dos livreiros? (sendo que o Amigos tem o apoio de um dos maiores livreiros de Pelotas)
3) Eu disse que o texto (foi e continua) publicado em forma de comentário (qualquer pessoa com perfil no facebook pode comentar as postagens) na Fan Page da Secretaria de Cultura.
Até onde eu sei, saiu no Diário da Manhã e no e-cult com o mesmo autor, tanto que o DM divulgou o e-mail do autor, mesmo e-mail enviado para o e-cult. (Feira do Livro: Começa a ruir o feudo livreiro em Pelotas)
Rubens,
Criado em 2009, o e-cult NUNCA recebeu verba em forma de apoio ou anuncio da Prefeitura de Pelotas. A única verba que recebemos do poder público, foi conquistado através de uma seleção e avaliação de mérito via Procultura (Lei Municipal de Incentivo a Cultura), através do projeto Jornal e-Cult Impresso.
Se desde janeiro de 2013 eu estou ocupando um cargo de confiança no atual governo, é mérito de um trabalho reconhecido e registrado em mais de 3.700 notícias culturais publicadas no site e-cult. Uma vez que não sou filiado em partido político, não trabalhei na campanha eleitoral do atual prefeito e nunca trabalhei em projeto algum junto com a atual secretaria de cultura. Meu único “trampolim” para receber o convite e aceitar trabalhar em favor da cultura junto a Secult, foi mérito de meu trabalho com a cultura local.
Você confiou no teu trabalho junto ao Amigos de Pelotas, para chegar até o cargo de vereador, mas o amigo não conquistou votos suficiente para isso, e aparentemente não apareceu nenhum convite para você trabalhar no atual governo, este que em momentos oportunos, você não criticou. (Minha opinião)
Rubens, em nenhum momento em nossa conversa informal, você me informou que seria uma conversa para uma matéria sua, você inicialmente me parou na rua para saber se eu conhecia pessoalmente o autor da matéria publicada no ecult (Feira do Livro: Começa a ruir o feudo livreiro em Pelotas).
Publiquei a referida matéria no e-cult fora do meu horário de expediente na Secult, publiquei como editor do e-cult (cargo que ocupo há quatro anos) e por concordar com o texto, sim. E em nenhum momento precisei ou precisarei pedir permissão, opinião, autorização, tão pouco atender solicitação de postagens de alguém do governo. Sendo que solicitação alguma, em nenhum momento foi feita.
Att. Deco Rodrigues
Editor do e-cult mídia ativa
13.10.2013 – Domingo
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.