Nesta edição, atividade gratuita faz parte da programação da “Feira Além da Feira”, evento que reúne livrarias de rua de Porto Alegre até o próximo dia 15 de novembro.
Publicado pela primeira vez em 1912, por uma pequena editora novaiorquina sem identificação do autor, “Autobiografia de um Ex-Negro”, única obra em prosa ficcional do poeta, diplomata e ativista político James Weldon Johnson (Editora 8 Inverso), será tema do Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros (rua Lopo Gonçalves, nº 33) desta próxima quarta-feira, 13, às 19h30min, em Porto Alegre, RS.
A medição será do tradutor do livro e escritor, Robertson Frizero. O evento que faz parte da programação da “Feira Além da Feira”, promovida pela Breviário, é gratuito mediante inscrições pelo e-mail info@sapereaudelivros.com.br. A escolha do tema da 7ª edição do Clube de Leitores da Sapere Aude! Livros deve-se ao Dia da Consciência, comemorado em 20 de novembro.
Saiba mais sobre “Autobiografia de um Ex-Negro”
A ausência do nome do autor em “Autobiografia de um Ex-Negro” deve-se ao fato de que, no seu lançamento, em 1912, o livro denunciava o que era chamado de “passing”, ou seja, quando um negro se fazia passar por branco, à época, previsto como crime no código civil norte-americano.
Assim como o autor, o protagonista do livro não tem nome. Ele é um homem idoso que conta sua história desde a infância, período em que descobre que é considerado racialmente negro apesar da pele branca. Marco da chamada literatura afroamericana, o livro conduz o leitor a uma viagem pela experiência de ser negro nos Estados Unidos transitando pelos dois mundos nos quais a sociedade norte-americana foi dividida naquele período.
O quê: 7ª edição do Clube de Leitores – tema “Autobiografia de um Ex-Negro” (Editora 8 Inverso), de James Weldon Johnson
Onde: Sapere Aude! Livros (rua Lopo Gonçalves, nº 33), em Porto Alegre, RS
Quando: 13 de novembro de 2013, das 19h30min às 21h
Quanto: gratuito mediante inscrição pelo e-mail info@sapereaudelivros.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.