Ecarta Musical encerra 2013 com show do Itororó em Porto Alegre


Foto: Ana Cândida Lima
Foto: Ana Cândida Lima

A última edição de 2013 do Ecarta Musical, projeto da Fundação Ecarta, acontece no sábado, dia 21 de dezembro, às 18h. A atração é o show instrumental Sonora Visão, com o grupo Itororó, formado por Daniel Stringini (piano e teclado), Thiago “Carretero” Gonçalves (clarinete e voz), Igara Paquola (violoncelo e voz) e Rita Santayana (flauta transversa). Além de obras autorais, os artistas apresentam releituras de temas tradicionais do choro, da música contemporânea e adaptações do cancioneiro nacional e latino-americano. Entre as eleitas para o repertório, Alma Brasileira (Heitor Villa-Lobos), Noite Azul, Chá de Boldo e Lembra? (Thiago Carretero), Roseiral, Afluente e Um dia ainda desceremos para o sul… (Daniel Stringini), Bebê e La na casa de madame eu vi (Hermeto Pascoal) e A retirada da laguna (Guerra-Peixe).

O show ocorre na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943), com entrada franca.

ITORORÓ | O grupo tem como referência a música instrumental do século XX, produzida por compositores como Igor Stravinsky, Heitor Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Moacir Santos, e se inspira em mestres como Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Tom Jobim. O objetivo dos integrantes é aproximar o público deste estilo musical, quebrando barreiras ao mesclar o repertório originalmente escrito para a música de câmara com o do cancioneiro popular. Pretendem dialogar com diferentes instrumentistas e manifestações artísticas, como teatro, dança, literatura e artes visuais, e criar possibilidades no universo sonoro. Desde março de 2011, o Itororó se apresenta regularmente em diversos espaços culturais de Porto Alegre e do interior do Estado.

OS MÚSICOS

Daniel Stringini | É natural de Santa Maria. Graduou-se em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como compositor e pianista, desenvolveu trilhas sonoras para teatro e curtas-metragens, bem como trabalhos coletivos com música experimental e jazz.

Rita Santayana | Nasceu em Porto Alegre. Iniciou os estudos de música ainda na infância, no Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa. Venceu duas vezes o concurso Jovens Solistas. Em 2010, formou-se em Flauta Transversa pela UFSM. Atua regularmente em formações orquestrais no Estado, como a Banda Municipal de Porto Alegre, a Orquestra de Sopros de Caxias do Sul, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e a Orquestra da Universidade de Caxias do Sul.

Thiago Carretero Gonçalves | Natural de Porto Alegre. Iniciou os estudos de música na adolescência, dedicando-se a violão erudito e popular, piano e clarinete. Em 2011 ingressou no curso de Música da UFRGS. Trabalha como instrumentista, arranjador e compositor em projetos de diversos artistas, como Fernando do Ó, Cadica Borguetthi, Agustin Carbonell Serrano, Angelo Primon, Toneco da Costa, Pedrinho Figueiredo, Dani Rauen, Luizinho Santos e Claudio Levitan.

Igara Paquola | Natural de Poços de Caldas, Minas Gerais. Autodidata desde sempre, teve o primeiro contato com a música ainda na infância, tocando clarinete em bandas marciais. Mais tarde, optou pelo violoncelo e desenvolveu trabalhos como instrumentista e luthier em São Paulo, onde viveu por um período. No Rio Grande do Sul, já trabalhou com diversos artistas da cena regional e participou de festivais no interior e em outras regiões do País.

Projeto ECARTA MUSICAL
Show “Sonora Visão”, com grupo Itororó
Quando: dia 21 de dezembro, sábado, às 18h
Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

Fonte: Jornalista Dóris Fialcoff