Marina Camargo lança livro na Galeria Ecarta em Porto Alegre


Na quinta-feira, 23 de janeiro, às 19h, acontece na Galeria Ecarta o lançamento do livro Como se faz um deserto, da artista visual Marina Camargo. A obra, bilíngue, em português e inglês, é resultado do seu mais recente projeto, delineado durante uma viagem pelo sertão do Brasil, realizada em agosto de 2013 com o apoio da Bolsa de Incentivo à Produção em Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O objetivo da iniciativa foi compreender o que define os sertões, tanto em termos cartográficos quanto sociais, linguísticos e históricos. “Precisei escolher uma parte da região para percorrer. Iniciei pelas proximidades do Rio São Francisco e fui em direção ao interior da Bahia. No início, “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, foi uma espécie de guia, livro de cabeceira, objeto inseparável”, conta Marina.

As 120 páginas de Como se faz um deserto reúnem textos e fotografias produzidos pela Marina e também ensaios da historiadora Janaína Amado, que tem 21 títulos publicados; do escritor português Gonçalo Tavares, com obras editadas em 46 países; e dos integrantes do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Território e do Urbanismo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Angela Lúcia Ferreira, Yuri Simonini e George Ferreira Dantas. “O livro é a exposição de uma investigação sobre os sertões, onde o diálogo com a curadora Cristiana Tejo, de Recife, Pernambuco, remonta às origens do projeto e do processo de execução, e o diálogo com o artista e designer Vitor Cesar, de Fortaleza, Ceará, desenha um discurso visual fundamental para o trabalho”, resume a autora.

A obra tem tiragem única e distribuição gratuita no lançamento. Em fevereiro, o evento ocorre em Recife, no Espaço Fonte.

A AUTORA
Marina Camargo (1980) | www.marinacamargo.com
Artista visual e mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Tem como foco de interesse os elementos do cotidiano, com os quais trabalha em diferentes meios, como fotografia, vídeo e desenho. Em 2012, ganhou a bolsa da Fundação Iberê Camargo para residência no GASWORKS, em Londres. Em 2010 e 2011 estudou, como bolsista, na Akademie der Bildenden Künste München, em Munique, Alemanha. Em diferentes momentos (nos anos de 2007, 2009 e 2012) estudou na School of Visual Arts, em Nova Iorque, e em 2004 fez pós-graduação sobre Cultura Visual na Universidade de Barcelona, na Espanha.

Entre as exposições que realizou recentemente estão as individuais Reflexo Distante (galeria Bolsa de Arte, Porto Alegre) e O ar entre as coisas (Galeria A Sala, UFPEL, Pelotas), e as coletivas Campo Magnético (Fundação Ecarta, Porto Alegre); O Jogo só acaba quando termina (curadoria Alfons Hug, em Brasília, Salvador e Montevideo); Walking (curadoria de Giorgio Ronna, Paço das Artes, São Paulo); Mar de Tubarão (curadoria de Marcio Harum, na galeria Jaqueline Martins, São Paulo); Associação dos Clubes da Cidade da Região de Maringá (curadoria de Cesar Garcia, galeria Honor Fraser, Los Angeles) e 8ª Bienal do Mercosul (MARGS, curadoria de Aracy Amaral, Porto Alegre).

Lançamento do livro ‘Como se faz um deserto’, de Marina Camargo
Publicado com o apoio da Bolsa de Incentivo à Produção em Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte)
Quando: 23 de janeiro, quinta-feira, das 19h às 21h
Onde: Fundação Ecarta | Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre
Quanto: A distribuição é gratuita
www.ecarta.org.br

Fonte: Jornalista Dóris Fialcoff