Autógrafos de livros e exposição no MEME dia 15 em Porto Alegre


Foto: Erick Ungarelli

Duas importantes publicações serão autografadas e debatidas no MEME Santo de Casa no dia 15 de março, a partir das 18h. Na ocasião também será aberta a mostra ETNA – exposição fotográfica de Giulia Lima

Foto: Erick Ungarelli

Depois destes preciosos dias de pausa para gestar e refletir, o MEME Santo de Casa abre suas portas renovado e anuncia os projetos para este ano. O Programa Meme Quatro Estações de Cultura, que visa o desenvolvimento humano através do exercício da arte e das cadeias produtivas da cultura segue a todo o vapor em 2014, bem como os projetos Espaço Improviso, Rua da Criança e Encontro Meme de Arte Experimental, já tradicionais na casa. As atividades de intercâmbio seguem fortes no MEME e trarão profissionais do Brasil e do mundo para oficinas, cursos e vivências.

Para abrir os trabalhos, dia 15 de março de 2014 a Dr. Márcia Strazzacappa virá autografar a obra que organizou: “Era uma vez uma história contada outra vez” uma compilação de textos de diversos autores que discute a arte milenar de contar histórias para além da leitura de textos, contos e histórias infantis em sala de aula. A obra conclui que, antes de contar, se faz necessário saber ouvir vozes de ontem e de hoje, aprender a colecionar gestos e palavras, aprimorar a capacidade de memorizar e criar, experimentar no corpo, por meio de gestos, as palavras prenhes de inúmeros sentidos. Ciente de que todo o indivíduo tem a capacidade de criação, as discussões almejam inspirar professores para que se contagiem com os relatos presentes nesta publicação e possam transformar suas práticas educativas. Envolvendo importantes instituições brasileiras, entre elas a Unicamp, a URFN e a UFG, o livro ultrapassou muros e se multiplicou em eventos itinerantes com apresentação de histórias musicadas voltadas ao público infantil, gravadas em disco.

Também a jornalista Larissa Mundim, de Goiânia, autografará “Sem Palavras”, um romance literário de ficção que tem como fio condutor a concepção processual de um conto, escrito a quatro mãos. Inspirado na cultura e na arquitetura do ciberespaço, a obra se constrói a partir da correspondência, por e-mails e chats, entre as personagens. A virtualidade da presença, possibilitada pelas novas mídias, permite que a narrativa se desenvolva transitando entre a metalinguagem e uma “estética da esquizofrenia”, à medida que Laura e Brisa se tornam “Nega” e “Lilu”, coexistindo em dois níveis de ficção, uma vez que o conto está contido no romance literário.

Sem Palavras é o ponto de partida para uma intensa vivência artística, com duração de três anos e meio, que partiu da literatura para o campo das artes visuais, das artes cênicas, do audiovisual, da música, do design e da comunicação. “Porque a história de Nega & Lilu jamais caberia numa linguagem só”, ressalta a autora e jornalista Larissa Mundim. O romance, escrito entre novembro de 2009 e novembro de 2010, vem a público após ter sido anunciado por uma série de ações do Coletivo Esfinge, criado para comentar, transformar e difundir este livro, originando novíssimos produtos artísticos. Entre outras atividades do grupo, merece destaque o projeto Corpo Papel, com 21 corpos tatuados com fragmentos do livro. A ação Mensagem na Garrafa provocou uma série de intervenções urbanas, realizadas em 16 países (quatro continentes). E ainda, a montagem de um espetáculo baseado na obra literária, que resultou na fundação da Nega Lilu Cia de Dança, que tem como coreógrafa a bailarina da Quasar Cia de Dança, Valeska Gonçalves.

Segundo Larissa Mundim, a proposta desta vivência artística tem base na criação em conjunto, em colaboração e coautoria. “Sem Palavras foi o primeiro trabalho concebido desta forma e o último a ser apresentado, fechando um importante ciclo criativo”, reflete. O livro assinado pela jornalista goiana Larissa Mundim conta com a coautoria de Valentina Prado. Toda a vivência artística, compartilhada por mais de 100 pessoas em todo o mundo, está documentada no blog NEGA LILU: www.negalilu.com.br .

Serviço:
“Era uma vez uma história contada outra vez” de Marcia Strapazzon
“Sem palavras” de Larissa Mundim
“Etna” – exposição fotográfica de Giulia Lima

Lançamento e sessão de autógrafos dos livros em Porto Alegre
Dia 15 de março, às 18h

MEME – Santo de Casa Estação Cultural
Rua Lopo Gonçalves, 176 – Cidade Baixa
Fone: 51 3019-2595
Mais informações: www.centromeme.com.br

Fonte: Bebê Baumgarten / BD Divulgação