Museu da Baronesa reabre neste domingo (25)


bf4b558ffafe71344658535a71438270O Museu da Baronesa reabre suas portas à comunidade neste domingo, dia 25. A data em si comemora a passagem dos 28 anos da instituição museológica. Para esta reabertura o espaço interno da instituição passou por uma ampla reforma que incluiu a limpeza de tetos, troca de forros, arremates, rodapés, pisos apodrecidos pela umidade, pintura de paredes, conserto de janelas e troca de vidros quebrados. Segundo a diretora da instituição, Annelise Montone, o Museu, inicialmente seria reaberto no sábado (24), porém a data foi alterada em função do aniversário da instituição, comemorado dia 25.

O Museu reabre com seu acervo totalmente higienizado, a partir das 14h de domingo e, na ocasião, o passe será livre, com orientação de monitores e organizada em grupos de 10 a 15 pessoas.  Nos próximos dias, ainda serão alvo de manutenção o Salão Dona Sinhá e as esquadrias do último pavimento-torreão, não impedindo que o museu permaneça aberto.

O prédio, construído em 1863, sofre com a umidade natural da região e do local onde está instalado. Por isso, periodicamente são necessários reparos em telhas e calhas. O restauro, de fato, do museu entrará na pauta do PAC das Cidades Históricas, quando será avaliada e recuperada toda a estrutura do prédio – do telhado ao alicerce – e revitalizado o Parque, uma área de sete hectares, onde o prédio está inserido, em uma obra que terá um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

A visitação ao Museu acontece de terças a sextas das 13h30 às 18h e sábados, domingos das 14h às 18h. Ingresso: R$ 2,00 por pessoa; crianças até 12 anos não pagam; estudantes e pessoas acima dos 60 anos pagam meia-entrada. Escolas públicas também são isentas do ingresso.
Grupos com mais de dez pessoas são recebidos pelos monitores do museu e devem agendar a visita pelo telefone 53-32284606. Mais informações na página www.museudabaronesa.com.br.  O Parque da Baronesa está aberto ao público diariamente e a entrada é gratuita.

Fonte: pelotas.com.br
Fotógrafo: Rafael Amaral