Luciáh Tavares – Atriz Pelotense ensina a arte da interpretação em Florianópolis


A atriz pelotense Luciáh Tavares inicia curso para atores no próximo dia 9 de maio na Escola de atores AKTORO em Florianópolis-SC. O workshop “O Corpo e a voz do ator I”, faz parte dos módulos avançados da escola profissionalizante de atores instalada no centro da capital catarinense.

Segundo palavras de Gringo Starrs, diretor da Aktoro Escola de Formação de Atores:
“Ter um módulo de interpretação com a atriz e preparadora de elenco Luciáh Tavares é cumprir com a promessa de ter apenas professores de nível em cursos igualmente importantes. Uma profissional desse nível amplia ainda mais nossos desejos se de sermos referência em Santa Catarina e no Brasil para o aprendizado na arte do ser ator.”

A atriz que em agosto completa 25 anos de teatro diz que ensinar a arte de interpretar, tem sido uma maneira de repassar o aprendizado adquirido.

Aprendizado que teve seu início ainda na infância em sua terra natal no Colégio Pelotense e posteriormente no Teatro Ferreira Goulart em Imperatriz MA. No entanto ela afirma que considera a sua estréia no teatro a data em que pisou pela primeira vez no palco do Teatro Sete de Abril, quando estreou com o espetáculo “Crônica de um Brasil com Z” no extinto festival de teatro de Pelotas, em agosto de 1989:

“Foi um momento muito esperado não apenas por mim, mas por todos os que estavam envolvidos na montagem daquele espetáculo, que durou mais de nove meses e que era ensaiado de terça a domingo, onde os ensaios até tinham hora para iniciar mas jamais para acabar. Os verdadeiros princípios de auto controle e superação que passo aos meus alunos-atores até hoje ainda estão impregnados da força que adquiri no início de minha trajetória com o teatro.”

A atriz conta que no mesmo período estreou também no espetáculo infantil “A Menina e o Vento” do Grupo Z de Teatro e que passou a circular pelas escolas. E que é daquele período que passou a nutrir amor incondicional pelo público infantil.

“ Se o teatro para o público infantil tivesse maior respeito, inclusive por colegas da classe artística, teríamos mais público nas salas de espetáculo. Não são poucos os que acham que, no que tange ao teatro para crianças, qualquer coisa serve, que o teatro infantil é ‘teatrinho’. Mas esquecem que para termos adultos que gostem de teatro temos que propiciar ao público infantil bons espetáculos. Onde o artesanal da cena seja suficientemente mágico a ponto de fazer o público esquecer o fascínio de todo um universo tecnológico em que estão inseridas as crianças da contemporaneidade.”

Motivo pela qual a atriz e ministrante diz que ao longo dos anos passou a ministrar oficinas também para o público infantil.

“Desde 1994 eu ministro oficinas teatrais minhas primeiras experiências como ministrante foramno Rio Grande do Sul, em Pelotas na Biblioteca Pública Pelotense, no antigo ILA(Instituto de letra e artes da UFPEL) e UNICRUZ em Cruz Alta-RS. ”

De lá para cá muitas foram as experiências como ministrante, nos anos em que viveu como mambembe diz que ministrou diversas oficinas pelo interior dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e inclusive no Uruguay. Mas na última década ela destaca oficinas e cursos ministrados sobre tudo em projetos de cunho sócio cultural em Florianópolis e região metropolitana e as aulas de teatro que ministrava em Ipanema e Niterói quando cursou o Bacharelado em interpretação teatral na UNIRIO. E conta que este ano, em janeiro, teve o prazer de ministrar workshop dentro do Projeto Fazeres e Saberes da OCA cultural crescendo com arte, onde desenvolveu um trabalho direcionado, voltado ao corpo e a cena dos integrantes do BOI DE CÁ, boi de mamão (manifestação folclórica da ilha de Santa Catarina) na conhecida Praia de Canasvieiras.

“No dia que o Boi saiu pelas ruas de canasvieiras com a cantoria e seus personagens alegóricos, colocando em polvorosas a legião de turistas, que lotavam o balneário, percebi o tamanho da responsabilidade que eu tinha me metido.”

A atriz conta ainda ter tido vários momentos assim em sua vida artística, o período em que atuava direto no Teatro Sete Abril junto a Cia Z de Teatro em Pelotas, foi um deles, somado ao momento em que o ator Paulo Autran(1922-2007) veio a Pelotas ministrar workshop aos integrantes da companhia e classe teatral pelotense…algo semelhante em sua carreira ela destaca a experiência junto ao Mestre Russo Gennadi Bogdanov, no Centro Internazionale di Studi di Biomeccanica Teatrale di Meyerhold na Itália.( relatado pela atriz no e-cult em 2012)

“Por muito tempo os mestres russos do teatro eram mais ou menos como as personagens fantásticas dos livros de histórias infantis. Seres fantásticos com técnicas milagrosas. Ao perceber que estava diante de um, só não me acabei em lágrimas por que o próprio afirmava com convicção: ‘ o ator tem que saber se controlar’. e também pelo fato de perceber que coisas que eu buscava há tempo eram também repetidas por ele.”

Sobre o workshop que inicia esta semana na capital catarinense ela diz que acredita que será também um momento assim:

“Começo a sentir que os anos de trabalho com teatro não me deram cansaço, ao contrário, sinto-me plena e repleta de vontade de passar adiante minhas experiências, não apenas para iniciantes mas para atores, propiciar a colegas de profissão o contato que tive com as técnicas de interpretação do teatro russo. Quero que meus alunos estejam preparados para lidar em qualquer meio seja teatro, TV ou cinema. ”

O trabalho que a atriz irá desenvolver no curso é todo voltado a instrumentalização das principais ferramentas de trabalho do ator: o corpo e a voz. Ela informa que o trabalho corporal será repleto da técnica estudada na Itália, mas a pesquisa vocal é fruto de suas pesquisas pessoais e dos saberes acumulados junto às aulas da UNIRIO. E é claro dos anos de trabalho junto a Cia Z de Teatro.

Sobre trazer o workshop a Pelotas Luciáh afirma: “Quero muito e acredito que neste ano ainda será possível.”

A agenda da atriz, que desperta-se as 5h da manhã e só vai dormir depois da meia noite deixa claro o real motivo: está faltando tempo para visitar a terra natal. Além das viagens, dos espetáculos semanais, das aulas ministradas, a atriz ainda dedica-se a treinos de Muay Thai três vezes por semana e quando sobra tempo encaixa na sua agenda aulas de uma arte milenar que ama: O Bharata Natyan- a dança indiana. Fora os ensaios e o training diário da técnica teatral, quando abre uma brecha na agenda dedica-se a sua outra grande paixão as letras e a escrita: escreve textos teatrais por encomenda, estuda russo e poucas não foram as vezes que tem atuado como correspondente do E-cult mídia ativa…O segredo para tanto fôlego ela explica não ser de nenhum mestre teatral, mas do mestre da vida, do avô português José Jerônimo da Silva Estevão, de 94 anos , que além de adotar mais de 20 filhos, adotou Pelotas como sua cidade natal: “Fazer tudo com entusiasmo, amor e trilhar o caminho com muita alegria, alegria, alegria…”

Quanto a trazer espetáculos em Pelotas ela afirma que irá fazê-lo assim que o Theatro Sete de Abril voltar a ativa. E completa: “Em breve espero!”

Serviço:
Módulo avançado: “O corpo e a voz do ator I”
Minisrante:Luciáh Tavares
De 9 de maio a 11 de julho de 2014
Todas as sextas das 19 ás 22h
Escola de atores AKTORO
Rua João Pinto, 153 Centro-Florianópolis-SC
Informações:
(48)33332434
E-mail: cursos@aktoro.com.br

Para saber mais sobre o workshop e acompanhar a trajetória da atriz acesse: http://www.luciahtavares.blogspot.com.br/

Veja também o vídeo sobre o workshop: https://www.youtube.com/watch?v=MfMf2r2-ew8

Para quem quiser contratar o workshop da atriz pode fazer contato pelo e-mail: ciazdeteatro@gmail.com

Fonte: Nilo Corrêa