O programa Tatá Núcleo de Dança-Teatro da Universidade Federal de Pelotas vai à Bagé nos próximos dias 30 e 31, participar do 2° Festival Bajeense de Teatro. Serão dois espetáculos apresentados no evento, que tem como objetivo valorizar a arte e incentivar a prática do teatro na região da campanha. O “Terra de Muitos Chegares” será no dia 30, às 21h, enquanto “A Farsa do Advogado Pathelin” no dia 31, às 17h.
O evento teve inicio no dia 27 e irá até o dia 1/06. As apresentações e oficinas oferecidas ocorrem no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. Os ingressos estão à venda na LEB e com os membros do Grupo Entreatos de Bagé. O custo para crianças e estudantes, portadores de carteirinha, e idosos é de R$5. Já o ingresso dos adultos é de R$10.
Sendo o segundo espetáculo do grupo Tatá, o Terra de Muitos Chegares, dirigido por Maria Falkembach, busca uma linguagem cênica para expressar os sentimentos, experiências e reflexões do grupo referente sua identidade, multiculturalidade, intertransculturalidade complexidade. Sendo assim, suscita discussões da contemporaneidade – tolerância, diferença, preconceito, bullying – em direção a uma educação para a paz. Resgatando raízes a partir da sensibilização do espectador e da sua identificação (ou diferença) com essa terra de muitos chegares que cada um é, traz à tona reflexões difundidas a partir da experimentação de linguagens. Os atores-bailarinos além de atuarem e dançarem trazem o elemento música, cantando durante o espetáculo.
Já a “Farsa do Advogado Pathelin”, encenação incubada pelo programa Tatá neste ano, bebe nas fontes do teatro de rua. A estética nordestina lembra os brincantes das nossas manifestações folclóricas. Dirigida pelo aluno do curso de Teatro da UFPel Carlos Prado, a história gira em torno de um advogado trapaceiro e sem dinheiro, que cria uma farsa para enganar o Seu Guilherme, o vendedor de tecidos. A narrativa vai ganhando proporções maiores, surge um novo golpe envolvendo o juiz da cidade e o pastor Teobaldo, fazendo o advogado Patelhin descobrir que raposa velha também cai em armadilha.
Para saber mais sobre o programa basta acessa o blog http://grupotata.blogspot.com.br/.
Fonte: Lizandra Vilela
Assessoria de Comunicação do Tatá
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.