Após o lançamento em Brasília e Porto Alegre, o novo livro de Sérgio Veleda será lançado em Pelotas. “Só acredito em um deus que saiba dançar”, 408 páginas, Editora Kalango (Salvador/Bahia) apresenta um mapa psicoespiritual de trabalho interior a partir do sufismo, buscando por meio de suas múltiplas aproximações e interrelações um deus devir, um deus movimento, um deus que dança.
A mística selvagem dos sufis é o tema de fundo desta obra, cujo título se inspira no texto de Friedrich Nietzche, em Zaratustra. O autor mescla poesia, filosofia e história, ousando fazer vôos inusitados, tais como apresentar o poeta Arthur Rimbaud como um sufi qalandar, ou mesmo aproximar o sufismo do budismo e do dzogchen.
Esse é um livro múltiplo e prático, reunindo mapas sobre zikhr (autorecordação), eneagrama, muraqaba meditação sufi), sama (dança dos dervixes), além de regras naqshbandis e da pedagogia sobre estados (hal) e estágios (maqam) do itinerário interior. O autor aborda o sufismo como um Islã invisível e remete também aos grandes sufis da história: Jallal u-din Rumi, Ibn Arabi, Mansur Hallaj e Shihab al-din Sohravardi.
O primeiro livro de Veleda, “A arte de Equilibrar-se sobre um fundo vazio”, é uma introdução livre ao princípios do budismo e foi reeditado recentemente pela Kalango. A segunda edição está chegando nas livrarias juntamente com “Só acredito em um deus que saiba dançar”.
O quê: Lançamento do Livro Só acredito em um Deus que saiba dançar e sessão de autógrafos
Autor: Sérgio Veleda
Quando: 17 de julho de 2014 (quinta), às 19h.
Local: Livraria Vanguarda (Shopping Pelotas – Pelotas – RS)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.