Com uma câmera na mão e um sonho na cabeça o fotógrafo Nauro Júnior apresenta a partir de amanhã o resultado das duas primeiras incursões do seu projeto pessoal intitulado Expedição Fucamérica. A exposição de fotos e vídeos será aberta a partir das 19h, no Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB), onde permanece até 31 de julho.
A mostra retrata os principais momentos das duas primeiras aventuras do seu projeto, onde pretende percorrer a América do Sul a bordo de um fusca, registrando os encantos e o cotidiano dos países do Mercosul. “No ano passado dei início ao projeto com a travessia entre a Praia do Cassino e a Barra do Chuí pela praia”, conta. A viagem teve como parceiros o fotógrafo Patrick Rodrigues – copiloto do Fusca, e Ney Lucas – a bordo de uma Toyota Bandeirantes. Na ocasião, além da imensidão da maior praia do mundo, eles registraram a descoberta de um osso de baleia, pelo artista plástico Hamilton Coelho. “Ajudamos a desenterrar e colocar na caminhonete, até ser transportado ao seu atelier”, relembra. A beleza da imensidão da maior praia do mundo pode ser vista nos registros dos fotógrafos em diferentes momentos e luzes do dia.
A segunda viagem de Nauro com o Fusca aconteceu recentemente, e teve como parceiro o editor de imagens Caio Passos. Os dois partiram de Pelotas para Montevidéu na sexta-feira que precedia o jogo do Uruguai nas quartas de final da Copa do Mundo. “Nossa ideia era acompanhar a reação do povo uruguaio durante o jogo e sentir o clima do país”, revela. Depois de nove horas de viagem durante toda a madrugada, a dupla aportou em Montevidéu e registrou uma cidade ansiosa por defender o ídolo Luis Suárez. “Desde máscaras do jogador, até faixas de apoio, tudo demonstrava o apoio do povo a Suarez, recém cortado da Copa”, relata Nauro. Depois de tentarem entrevistar o presidente Pepe Mujica os aventureiros partiram para Punta del Este e percorreram os principais pontos turísticos antes do retorno à Pelotas.
A exposição traz também fotografias de pessoas que posaram ao lado do famoso Fusca. Desde o poeta Fabrício Carpinejar, passando por amigos, familiares, estrangeiros que pediam para tirar fotos, até o mecânico responsável pela “saúde” do veículo. “A ideia desta exposição é mostrar o resultado desta primeira parte do projeto e também homenagear este carro que figura no imaginário de todo mundo, já que todo mundo tem uma boa história de Fusca para contar”, resume. A exposição tem o patrocínio da Digital Foto Arte, que apresenta nas ampliações os materiais mais modernos em termos de fotografia do momento. Também apoiam a Expedição Fucamérica a Abastecedora Paulo Moreira, Marvel Veículos e Nativu Design.
Serviço:
Exposição da Expedição Fucamérica
De 16 a 31 de julho
Visitação de 2ª a 6ª feira das 10h às 19h
Entrada franca
Local: Espaço de Arte Daniel Bellora (Rua Três de Maio, 1005 – Esquina Andrade Neves – Pelotas/RS)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.