As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 11 de agosto.
A cidade de Pelotas será, mais uma vez, invadida pela música. Foi lançado nesta quarta (16/07), o 5º Festival Internacional Sesc de Música. O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS, com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, será realizado de 18 a 30 de janeiro de 2015 no município. Considerado um dos maiores eventos da área na América Latina, o objetivo do Festival é incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. A cerimônia de lançamento ocorreu na Bibliotheca Pública Pelotense e contou com a presença de diversas autoridades do governo municipal, vereadores, presidentes de entidades, além de convidados e imprensa. A solenidade contou com a apresentação do Quinteto Porto Alegre, que embalou os presentes com um pouco da música que fará parte da 5ª edição do Festival.
Durante o discurso de abertura, o diretor do Sistema Fecomércio-RS, Sérgio Neves, destacou a escolha da cidade de Pelotas para a realização do evento. “Pelotas já foi conhecida como a Atenas do Rio Grande do Sul. Em tempos passados, a cidade era o centro cultural do Estado em função das grandes manifestações culturais que sempre brotaram aqui. Por isso não havia cidade melhor para abraçar o Festival Internacional de Música”, destacou Neves, na ocasião representando o presidente do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac, Luiz Carlos Bohn.
O diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, salientou a parceria com a cidade, com as universidades e com a comunidade que acolheu o Festival. “Vimos o crescimento deste evento ao longo dos anos. Isso mostra que conseguimos cumprir um dos objetivos que o Sesc tem, que é de promover e espalhar a cultura em cada canto do Rio Grande do Sul”, afirmou. O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, salientou que o trabalho do Sesc na cidade fomenta ainda mais a atividade artística levando a cultura à periferia, estimulando também as escolas e a comunidade em geral.
A quinta edição do Festival Internacional Sesc de Música promete levar à cidade de Pelotas uma série de concertos, orquestras e muita música por diversos espaços. Entre os participantes estarão mais de 300 alunos de toda a América Latina e 40 professores de 12 países, além do Brasil. Serão realizados 42 espetáculos em 13 dias de evento. Neste ano, a 4ª edição do Festival, realizada no mês de janeiro, reuniu um público estimado em 20 mil pessoas.
Inscrições abertas: As inscrições para os cursos iniciam nesta quinta-feira (17/07) e vão até o dia 11 de agosto, e poderão ser realizadas através do site www.sesc-rs.com.br/festival. Entre as modalidades de inscrição estão: aluno bolsista integral (recebe hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação), aluno bolsista parcial (recebe alimentação – almoço e janta) e aluno vinculado a Universidade Federal de Pelotas (a seleção dos alunos para essas vagas são de responsabilidade da UFPel). Todos os participantes selecionados e que efetuarem sua matrícula, terão transporte rodoviário gratuito de Porto Alegre para Pelotas no dia 18 de janeiro de 2015 e de Pelotas para Porto Alegre no dia 31 de janeiro de 2015.
Sobre o Sesc – No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente nos 497 municípios gaúchos com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.
DADOS RESUMIDOS DO EVENTO
V FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA
Pelotas/RS
Realização: Sistema Fecomércio-RS/Sesc
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Pelotas
Apoio cultural: Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Empresa Embaixador, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos e Ospa
Data de realização: 18 a 30 de janeiro de 2015
Bilheteria: Entrada franca
NÚMEROS:
– 40 professores e maestros de 12 países, além do Brasil: Argentina, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Uruguai, Holanda, Itália, Venezuela, Chile, Estônia e Bielorússia.
– 42 espetáculos gratuitos em 13 dias
– 18 cursos de instrumentos, além dos cursos de canto, de prática de orquestra e de banda sinfônica e das oficinas de Vivências Musicais.
COMISSÃO ARTÍSTICA:
Silvio Alves Bento | Gerência de Cultura Sesc/RS
Jane Schoninger | Coordenação Técnica / Produção | Sesc/RS
Evandro Matté | Diretor Artístico
Geraldo Moori | Coordenador da Orquestra Acadêmica do Festival
Whilton de O. Mattos | Coordenador da Banda Sinfônica do Festival
Alyson Wendhausen | Coordenação dos Recitais de Alunos e Orquestra Residente
Max Uriarte | Coordenação de Música de Câmara
INSCRIÇÕES
As inscrições para os cursos somente poderão ser realizadas através do site www.sesc-rs.com.br/festival
Período das inscrições: 17/07 a 11/08/2014.
O Festival disponibilizará as seguintes modalidades de inscrição:
• aluno bolsista integral: recebe hospedagem em hotéis e pousadas da cidade de Pelotas e alimentação;
• aluno bolsista parcial: recebe alimentação;
• aluno vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
É permitida a inscrição de somente um curso por aluno. A organização informa que é obrigatório o envio de endereço de postagem no “YouTube” de um vídeo. As vagas são limitadas e a lista dos aprovados será publicada no site www.sesc-rs.com.br/festival a partir do dia 08 de setembro de 2014. O aluno inscrito é responsável por buscar no site do Festival as informações sobre seleção e prazos a serem cumpridos, a fim de não perder a vaga disponibilizada.
CLASSES
Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone| Trombone Baixo | Tuba
Harpa | Percussão | Violão Clássico | Canto Lírico
Piano | Composição
Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica
Os cursos de Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica não disponibilizam matrícula. Serão realizados pelos alunos selecionados entre os participantes dos cursos de instrumentos.
Música de Câmara
Recitais de Música de Câmara serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos.
Oficinas de Vivências Musicais
Voltadas para crianças, adolescentes e idade maior, promovem experiências e práticas musicais em grupo com ênfase na aprendizagem de canto, percussão e exploração sonora. Serão realizadas em parceria com entidades sociais da cidade de Pelotas.
PROFESSORES
Prática de Orquestra (Orquestra Acadêmica)
Ransom Wilson (EUA)
Evandro Matté (BRA / RS)
Prática de Banda Sinfônica (Banda Sinfônica Acadêmica)
Gustavo Fontana (ARG)
Violino
Eliane Tokeshi (BRA / SP)
Emmanuele Baldini (ITA)
Eva Szekely (EUA)
Marcelo Guerchfeld (BRA / RS)
Yang Liu (CHI / EUA)
Viola
Hella Franck (BRA / RS)
Horácio Schaffer (BRA / SP)
Ricardo Kubala (BRA / SP)
Violoncelo
Fábio Presgrave (BRA / RJ)
Romain Garioud (FRA)
Contrabaixo
Giuseppe Ettore (ITA)
Éder Kinappe (BRA / RS)
Flauta
Leonardo Winter (BRA / RS)
Ransom Wilson (EUA)
Oboé
Christoph Hartmann (ALE)
Viktória Tatour (BIE)
Clarinete
Michel Lethiec (FRA)
Diego Grendene (BRA / RS)
Fagote
Martin Kuuskmann (EST)
Adolfo Almeida Jr (BRA / RS)
Trompa
Andrej Zust (ALE)
Gustavo Constenla (URU)
Trompete
Flávio Gabriel (BRA / SP)
Fred Pacho Flores (VEN)
Trombone | Trombone Baixo
Martin Schippers (HOL)
José Milton Vieira (BRA / RS)
Tuba
Albert Katthar (BRA / RJ)
Eufônio
Fernando Deddos (BRA / PR)
Harpa
Giselle Boeters (BRA / MG)
Percussão
Clarissa Severo de Borba (FRA)
Douglas Gutjhard (BRA / RS)
Violão Clássico
Daniel Wolf (BRA / RS)
Canto Lírico
Homero Velho (BRA / SP)
Eiko Senda (URU)
Piano
Ney Fialkow (BRA / RS)
Composição
Leonardo Martinelli (BRA / SP)
Práticas de Vivências Musicais
Keliézy Severo (BRA RS)
Fonte: Usina de Notícias
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.