“Ele toca com grande entusiasmo e vigor, e o som de hoje é tão bom quanto ao que ele fazia nos clássicos registros do passado. Jody Williams é a história viva dos anos de ouro do Blues” Vintage Guitar Magazine
No próximo domingo, dia 20 de julho, às 18h, o veterano bluesman Jody Williams mostra porque é uma das grandes referências do gênero. O show com voz e duo de guitarras, produzido especialmente para o Santander Cultural, traz também o guitarrista Juan Codazzi para acompanhar o músico americano.
Joseph Leon Williams, que nasceu dia 3 de fevereiro de 1935, acaba de ser incluído no Blues Hall Of Fame, devido à sua grande colaboração na história do Blues. Artista já gravou e acompanhou importantes ícones da cena, como: Bo Diddley (de quem foi parceiro tocando nas ruas de Chicago), Memphis Minnie, Elmore James, Otis Spann e Charles Brown. Estabeleceu-se como músico contratado da lendária gravadora Chess Records, recentemente retratada na produção cinematográfica “Cadillac Records”.
Nos estúdios Chess, Jody Williams, como é conhecido no meio artístico, conheceu Howlin’ Wolf, que tinha acabado de se mudar para Chicago. Wolf logo o contratou para ser seu guitarrista. Hubert Sumlin mudou-se para Chicago um ano depois, juntando-se, então, ao grupo de Wolf e formando uma dupla magnífica de guitarras com Williams.
Jody Williams também contribui com gravações de Otis Spann, e logo depois passou a gravar com Billy Boy Arnold, Jimmy Witherspoon, Jimmy Rogers e Otis Rush, que se inspirou em Williams, em seu clássico instrumental Lucky Lou para fazer o conhecido clássico All Your Love, um de seus maiores sucessos.
O artista manteve ativa sua carreira até o final da década de 60. Depois disso, decidiu retirar-se do show business, para dedicar-se aos estudos profissionais de eletrônica, no qual se formou em engenheiro técnico em máquinas de Xerox, atuou nesta área por 25 anos.
Após aposentar-se, Jody Williams foi assistir a um show de seu velho amigo Robert Lockwood Jr., e sentiu-se nostálgico com relação aos seus velhos tempos na música. Foi aí que Jody Williams retirou sua guitarra do armário e retornou aos palcos. Apresentou-se no Chicago Blues Festival do 2000 e logo em seguida gravou seu álbum Return Of Legend, lançado em 200. Em seguida, lançou outro álbum chamado You Left Me In The Dark, ambos pelo selo Evidence.
PROJETO OUVINDO MÚSICA
Dia 20 de julho – Domingo
Jody Williams
Horário: 18h
Átrio
Blues/EUA
Dia 27 de julho – Domingo
Passo Torto
Horário: 18h
Átrio
MPB
PROJETO FAZENDO MÚSICA
Oficina Choro e Samba
Dias 19 e 26 de julho – Sábados
Horário: 13h
Sala Multiuso
Entrada Franca
Com a proposta de promover a educação musical através da linguagem do choro com abordagem prática e teórica, a Oficina Choro e Samba do Santander Cultural tem a coordenação do músico Mathias Pinto. Nos encontros semanais, que acontecem há 10 anos, é feito um resgate que ilustra as origens e o desenvolvimento do choro, a primeira manifestação musical genuinamente Brasileira. A oficina é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail scultura@santander.com.br
Ingressos shows
Programação regular R$ 10,00
Clientes e funcionários do Santander têm entrada franca
Sujeito à lotação dos espaços
Garanta com antecedência seu ingresso para qualquer dia do mês
Ingressos na bilheteria do local ou pelo site www.ingressorapido.com.br
Átrio – Rua Siqueira Campos, 1125
Acesso facilitado a portadores de necessidades especiais
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico
Porto Alegre RS Brasil 90010-191
Telefone: 51 3287.5500
scultura@santander.com.br
www.santandercultural.com.br
Horário de funcionamento
Ter a sábado, das 10h às 19h
Domingos e feriados, das 13h às 19h
Bilheteria: ter a dom, das 14h às 19h
Café do Cofre
ter a sab, das 10h às 19h
dom e feriados, das 13h às 19h
seg, das 11h às 15h
Moeda Bar e Restaurante
seg a sex, das 11h30 às 15h
não abre aos feriados
Koralle Santander Cultural
ter a sab, das 11h às 19h
dom e feriados, das 13h às 19h
Estacionamento
Rua Gen. Andrade Neves, 71
R$ 10,00 para qualquer tempo de permanência nos horários:
Seg a sex, das 18h às 23h
Sab, dom e feriados, das 10h às 23h
Fonte: Mariele Salgado
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.