Nesta edição, as inscrições são online e os vencedores serão anunciados na Flip.
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2015. Pela primeira vez, desde a criação do prêmio em 2003, o processo seletivo será inteiramente realizado via Internet, desde o envio de informações pessoais até à obra propriamente dita. Outra novidade desta edição é que os vencedores serão anunciados em julho durante a 13ª edição da Festa Literária de Paraty, a Flip.
O Prêmio Sesc de Literatura é um incentivo à produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado. A cada ano, são selecionados dois autores inéditos nas categorias Conto e Romance. Cada vencedor assina contrato de publicação com a editora Record, que será responsável pela distribuição comercial das obras com tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares. Entre os escritores revelados em edições anteriores do Prêmio Sesc de Literatura está a gaúcha Luisa Geisler, vencedora nas duas categorias – conto, em 2011, e romance, em 2012.
Para participar, os candidatos deverão ter um livro inédito de romance ou contos para submeter à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. O autor poderá concorrer nas duas categorias desde que tenha obras nunca publicadas em ambas. A inscrição gera automaticamente um código identificador, a partir do qual o concorrente poderá acompanhar todas as etapas do processo de avaliação.
O edital completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo e-mail literatura@sesc.com.br.
Sobre o Sesc – O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 1,6 milhão de trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, segundo a RAIS 2012, que aponta também a presença de 570 mil empresas no setor. Toda essa movimentação de trabalho e renda responde atualmente por 49% do PIB do Estado. Para todos esses trabalhadores e empresários, o Serviço Social do Comércio desenvolve, desde 1946, um trabalho focado no estímulo à qualidade de vida. Ações de saúde, cultura, esporte, lazer, ação social, educação e turismo são desenvolvidas pela Instituição nos 497 municípios gaúchos. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Outras informações pelo www.sesc-rs.com.br.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.