A exposição Diário de Uma Viagem (Re)inventada, da artista plástica Andreia Salvadori, está na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel). A mostra é a apresentação da pesquisa poética de conclusão do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que reúne elementos naturais, artefatos e fotografias, além de traçar um mapeamento de artistas contemporâneos que configuram em suas obras coleções, museus e mapas afetivos.
Segundo Andreia, a pesquisa também apresenta uma relação com a literatura e a narrativa, mesclando vida real e ficção. “Meu trabalho é permeado por mapas, escritos, fotografias, coleções de elementos naturais, artesanato e relatos oriundos de outros países”, disse a artista, ao citar Alemanha, Canadá, China, Filipinas, Holanda, México, Peru, Portugal, Cingapura, Uganda, Argentina, Uruguai e Venezuela.
A proposta da exposição é trocar lugares físicos por locais de passagens imaginárias, virtuais, sonhadas, recriadas a partir de lembranças ou vivências, sons e imagens gravadas ou guardadas. “A experiência de viajar não se resume em apenas conhecer lugares distantes. Também é uma experiência pessoal, uma forma de conhecer culturas. Essa experiência não condiz com a distância de quilometragem percorrida, mas, sim, com a oportunidade de fazer daquele lugar diferente à própria diferença”.
A exposição Diário de Uma Viagem (Re)inventada está disponível para apreciação do público até o dia 08 de maio. A Garte fica no saguão do Campus I da UCPel, na rua Gonçalves Chaves, 373. A visitação é gratuita.
Fonte: Assessoria de Comunicação UCPel
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.