Uma exposição que vai ao encontro do passado.
Que tal conferir o passado em cinco vídeos? “Maravilhas: histórias e memórias afetivas” retrata boas lembranças de quem freqüentou a fronteira sul do Brasil, entre a Barra do Chuí, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São José do Norte.
O trabalho foi vencedor do edital da FUNARTE – PRÊMIO MULHERES NAS ARTES VISUAIS – 2ª edição, e resgata, registra e compartilha ações artísticas que divulgam o patrimônio imaterial da região Sul do Rio Grande do Sul. A artista plástica Rosana Almendares e o irmão, Renato Almendares transformaram os relatos em livros e vídeos.
A ideia, que começou com uma história contada pelo pai da artista, virou arte e estará em exposição em Pelotas, no Casarão nº 6 da Secretaria da cultura da cidade. A mostra será inaugurada no dia 5 e vai até 29 de maio. A entrada é gratuita!
Além dos vídeos, que possuem trilha sonora de Fernando Lewis de Mattos, e dos livros os visitantes poderão conferir uma seleção de fotos das belas paisagens encontradas durante as viagens do projeto.
Sobre os vídeos:
1) Balneário As Maravilhas – Conta o surgimento da praia, no final dos anos 40, e que durante vinte anos foi local de encontro de muitos veranistas.
2) O Porto de Santa Vitória do Palmar – Traz a história do Porto, que foi abandonado poucos anos após sua construção.
3) Ilha dos Marinheiros e a Lagoa das Noivas – Apresenta a ilha e a vida dos moradores, pelo olhar de Rosana e Renato, e a origem do nome Lagoa das Noivas.
4) São José do Norte e o espião alemão – Relata as aventuras do espião que foi encarregado de mapear a entrada da lagoa para a invasão do exercito alemão.
5) Ilha da feitoria e o povo que se apaixonou – Após uma viagem pela Lagoa dos Patos os irmãos conhecem o único morador que restou após uma tragédia.
Mais informações no site www.almendares.com.br/maravilhas e na fanpage www.facebook.com/maravilhasmemoriasafetivas
O quê? Exposição Maravilhas: histórias e memórias afetivas
Quando? De 5 a 29 de maio- segunda a sexta, das 13h às 18h
Onde? Praça Coronel Pedro Osório, nº 6, Pelotas – RS
Apoios: Prefeitura de Pelotas, Desing de Atelier, Mídia Produções e Triplex Arte Contemporânea e Gato Preto Produções.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.