Exposição “Desenhar para fundar lugares” no Ágape em Pelotas


Exposição “Desenhar para fundar lugares” terá abertura no dia 22 de setembro, às 19h, no Ágape em Pelotas
Visitação de 22 de setembro a 17 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 19h, sábados das 12h30min às 18h30min.

Foto: Divulgação

A exposição reúne desenhos de três artistas José Luiz de Pellegrin (Morro da Fumaça, 1953, SC), Francis Silva (1964 em Santa fé/ RN) e Vivian Herzog (1981, Pedro Osório, RS) embora possuam trajetórias diversas, seus trabalhos e reflexões possuem alguns pontos em comum que são permeados pela ideia de que o desenho pode instaurar um lugar que é habitado pela marca do fazer. É a marca do fazer, seus vestígios, suas inscrições que tornam a superfície plena de existência. Podemos pensar que a pintura se coloca por camadas que por vezes somem para gerar uma terceira cor já um desenho mostra todos os sinais de seu fazer propondo a simultaneidade e multiplicidade dos momentos experimentados.

Tais reflexões fizeram com que os três artistas se reunissem, revisitassem suas produções anteriores propondo assim uma exposição em que o desenhar de cada um vem de uma experiência pregressa que pode levar a novas produções recentes que dialogam com as anteriores assim como colocam outras experiências que podem ser desenvolvidas em outros encontros em outras produções. Desenhar é pensar visualmente e é isso que move e permeia esta produção.

Vivian Herzog
Natural de Pedro Osório, 1981, RS. Vive e trabalha na cidade de Pelotas. Atua como professora dos cursos de Cinema e Design do Centro de Artes UFPEL e desenvolve projetos de ensino e extensão voltados ao desenho.

É bacharel em pintura pela Universidade Federal de Pelotas. Possui mestrado em Poéticas Visuais (PPVAVI/UFRGS), realiza exposições individuais e coletivas desde 2004.

Jose Luiz de Pellegrin
Natural de Morro da Fumaça, 1953, SC. Vive e trabalha em Pelotas/RS. Atua como professor no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/RS. Desenvolve trabalhos em extensão com coordenação de mostras e curadoria desde os anos 90.Integra a Comissão de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo/MALG.

É licenciado em Artes Visuais e graduado em Pintura pela UFPEL. Possui mestrado e doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA/USP..

Tem apresentado trabalhos em mostras individuais, coletivas e salões desde 1990. Tem obras em acervos públicos e particulares como: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo/RS; Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar/RS; Prefeitura Municipal de Pelotas/RS; Museu de Arte Contemporânea/MAC/RS; Museu de Arte Moderna/MAM/SP. Transbrasil/SP; SESC. Avenida Paulista/SP; Centro Cultural Vergueiro. São Paulo/SP; Acervos particulares.

Francis Silva
Natural de Santa Fé, 1964, Rio Grande do Norte. Possui graduação Artes Visuais e Pós-Graduação em Patrimônio Cultural

Participou do ateliê de orientação – Torreão e curso de História da Arte no AREAL, Porto Alegre; fez curso de Curadoria de Arte Contemporâneo pelo Visions of Art Node Center for Curatorial Studies/Berlín; Seminário em política de arte no sistema de arte contemporânea por Curatoria Forense Latinoamérica. Foi membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais da SECRGS, idealizou o projeto Internacional EntreLínguas, atua como artista, produtora e curadora. Foi bolsista do projeto Arte/Notícia Comentada: DAV/ILA/UFPel, ganhou prêmio e menção honrosa em Salões.