Oficina de Dança-afro e Roda de Conversa na BPP em Pelotas


A oficina “Sensibilização pela dança” e a Roda de conversa “Construindo o Futuro”, ministradas pelo dançarino Rui Moreira dos Santos, serão oferecidas gratuitamente, na BPP, no dia 22.

A realização da Tri Produções com o Centro Contemporâneo de Pesquisa e Movimento Berê Fuhro Souto, traz a Pelotas a oficina “Si ocê Quizé vem” seguida de uma roda de conversa, entitulada “Construindo o Futuro”, com a ministração do bailarino Rui Moreira dos Santos.

O foco principal das atividades é reunir artistas variados, que tenham as matrizes africanas e afrodescendente no seu foco de interesse e que estão em busca de um maior aprofundamento de aprendizado ou reciclagem artística.

Na oficina Si ocê Quizé vem, Rui Moreira convida os participantes a experienciarem danças negras contemporâneas acadêmicas e de salão, danças étnicas africanas e danças urbanas. A oficina contará com exercícios de respiração e alongamento de meridianos energéticos e visitação nos acervos gestuais dos participantes, com a intenção de estabelecer uma ambiência coletiva e de troca.

Roda de Conversa “Construindo o Futuro”
O Centro Contemporâneo Berê Fuhro Souto, desde 2009 se preocupa com a profissionalização da dança e realiza anualmente o “Políticas Para a Dança”. Neste ano, segue com atividades que busquem entender as artes de maneira integrada e estabelecer um diálogo entre diversas áreas com a educação.

A roda de conversa, que acontecerá após a oficina,buscará ampliar a mobilização da diversidade cidadã das artes, atualizando estratégias de ação e discutndo propostas que colaborem para a organização de programas que garantam um maior acesso à produção, com a implementação de ações de fomento específicas.

Quem é Rui Moreira?
Rui Moreira é bailarino, coreógrafo e investigador de culturas. Atingiu reconhecimento artístico nacional e internacional por sua marcante participação nas companhias: Grupo Corpo (MG), Cisne Negro (SP), Balé da Cidade de São Paulo, Cie. Azanie (França), Cia. SeráQuê? (MG), Rui Moreira Cia. de Danças (MG). É gestor da ONG SeráQuê? Cultural, instituição com a chancela de Ponto de Cultura que entre outras atividades, desenvolve o projeto com foco conceitual nas danças negras tradicionais e contemporâneas, intitulado REDE Terreiro Contemporâneo de Dança. Atualmente compõe um grupo de articuladores que participa da construção de uma Politica Nacional das Artes.

Para a dançarina Berê Fuhro Souto, a importância do curso em Pelotas é a grande profissionalização que trará para o público participante. “O Rui é um excelente bailarino e sera um prazer poder oferecer esse curso para Pelotas. Queremos que essa atividade anteceda um grande festival que acontecerá em abril. Manter esses diálogos entre as artes e o público, é fundamental”.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas diretamente pelo e-mail: centro_bere@hotmail.com enviando nome e telefone.
A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O QUÊ: Oficina “Sensibilização pela dança” e Roda de conversa “Construindo o Futuro”, com Rui Moreira.
QUANDO: 22 de Setembro – das 8h ao meio-dia.